Aldiko Book Reader Aplicativos para leitura

Leitores de Ebooks para Smartphones

7.9.15Suzana Chaves Linhares

Olá!
Que os livros físicos são os nosso queridinhos, todos sabem. Nada se compara com a experiência de sentir o livro: sua textura, seu cheiro, apreciar o trabalho da capa e outras rituais que o leitor faz antes de finalmente abrir o livro e começar a ler.

Mas, infelizmente, nem sempre dá para levar os nosso queridinhos para todo canto. Principalmente quando a bolsa é pequena, ou quando não tem um espaço na mochila ou na mala de viagem. É nessas horas que os ebooks entram para nos socorrer.


Confesso que eu olhava torto para os ebooks. Mas, depois que  minha filha nasceu, ficou bem mais prático ler em ebook. Fica bem pesado carregar um bebê, a bolsa do bebê e mais livros rsrsrs.


Nessa minha nova aventura com  os ebooks, passei a procurar quais eram os melhores aplicativos de leitura para Smartphone e tablets. Aqui vai a minha listinha para vocês:



Universal Book Reader: É o que eu uso, na minha opinião é o melhor. Ele apresenta o layout com estante, onde todos seus ebooks ficam organizados. Lê tanto em PDF quanto em Epub, mas  a experiência em Epub é bem melhor. Neste formato você escolhe a cor da página, podes deixar em sépia por exemplo, mudar a fonte, ajustar o brillho e o modo de leitura dia e noite. O movimento das páginas é semelhante ao folhear de um livro.





Aldiko Book Reader: Este aplicativo também lê em PDF e Epub. Apresenta o modo de leitura Dia e noite, formatar o texto e dicionário.



Moom + Reader: Sua versão gratuita permite a leitura em PDF, para ler em Epub é necessário fazer um upgrade para versão paga. É um aplicativo com a interface bem bonita. Tem o modo de leitura dia e noite, função sublinhar, ajustar o brilho e fazer anotações no ebook.



Kindle: Sim, tem aplicativo gratuito da Amazon para celular. É só você ir ao Google Play  e baixa-lo. Você pode mudar a cor da página, mudar a fonte. Seus ebooks vão direto da loja para o aplicativo e ficam guardadinhos lá. A Amazon oferece diversos livros gratuitos, uma boa alternativa para experimentar o App.


Kobo: Sim, também é possível ter o Kobo, da livraria Cultura sem ter que compra-lo Você pode baixa-lo na loja de aplicativos e você pode baixar livros da livraria Cultura e da Kobo Books.

Esses são os que eu mais gostei. E você, qual gostou mais? Se conheces algum que não está no post, coloque nos comentários.

Até a próxima!


Você Pode Gostar Desses

33 comentários

  1. Oi , tudo bem?
    Eu leio alguns livros em e-books, mas sempre leio com uma lentidão maior. Ainda prefiro mil vezes o físico, mas de vez em quando gosto de ler um no meu smartphone.
    Eu só tenho o aplicativo de Kindle e do Kobo no celular, mas gostei das dicas que você colocou, principalmente do Universal Book Reader (que dar para ler tanto PDF quanto EPUB).

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! O Universal Book Reader, na minha opinião, é o melhor. A experiência de leitura nele é mais gostosa e por causa disso o ritmo para ler aumenta. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Suzana. ^^
    Não costumo ler muitos e-books, mas às vezes é mesmo inevitável. Quando o faço, acabo usando o Quickoffice do celular mesmo. Vou baixar o Universal Book Reader e testar. Obrigado pela dica!

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur! Não consegui me acostumar no Quikoffice. Você vai gostar muito o Universal Book Reader, é o melhor de todos. Abraços!

      Excluir
    2. Oi suzanaaa! Olha só, acredito que deve ser prático sim, mas eu sou SUUUUUPER antiquada e torço o nariz pros E-books kkkkkk Já tinha ouvido falar do Kobo, tem um tio meu que usa e recomenda, mas enquanto não tem bebê a caminho vou continuar com a bolsa pesada kkkkkkk bjosssss


      http://porredelivros.blogspot.com.br

      Excluir
    3. Olá Diana! kkkkkk Gostei da parte "enquanto não tem bebê a caminho vou continuar com a bolsa pesada ". Só passei a usar ebook depois que minha filha nasceu mesmo, antes era só livro físico mesmo! Beijo!

      Excluir
  3. Ola Su eu confesso que não largo meu Kobo por nada nesse mundo, a praticidade é enorme, e como ainda amamento, enquanto Ian mama leio sem precisar deixar a luz acessa. Lógico que continuo com o vício de comprar, cheirar os livros físicos kkkkk. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce, foi assim que me aproximei dos ebooks. Era complicado segurar minha filha e o livro ao mesmo tempo. Para não deixar de ler, me rendi aos livros digitais. Também não deixo ler os livros físicos por nada, Beijos!

      Excluir
    2. Olá Joyce, foi assim que me aproximei dos ebooks. Era complicado segurar minha filha e o livro ao mesmo tempo. Para não deixar de ler, me rendi aos livros digitais. Também não deixo ler os livros físicos por nada, Beijos!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Adorei esse post. Quando eu não sabia como fazer para ler livros no celular eu pegava só PDF e lia no app da Adobe, mas é horrível para alguns arquivos que são scaneados. Acabei descobrindo no erro x acerto o app da Kobo e depois da Amazon e são os que eu uso até hoje. Não conhecia esses que você indicou e eles realmente parecem bem legais, mas já usando dois eu acabo tendo minhas necessidades supridas.
    Eu adoro ler ebook principalmente porque leio de madrugada e acabo economizando energia da luz que ficaria acesa a noite toda (e o celular, geralmente, já uso mesmo sem estar lendo, então fica no zero a zero com o carregador).

    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvane! Quando não conhecia esse aplicativos, também usava o do Adobe e também achava muito ruim. Depois de muito procurar, encontrei esses do texto e o meu preferido é o Universal Book Reader, é top! Beijos!

      Excluir
  5. Olá *-*
    Que postagem incrível! Amei <3 Também não sou fã de ler E-Books, mas de um tempo pra cá comecei a dar chances. Gostei dos Apps e procurarei mais sobre eles!
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Nathália! Fico feliz que tenha gostado da postagens, livros físicos são tudo de bom, mas o E-books também podem ser de grande valia! Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Hoje em dia não posso ler livros digitais, mas antes disso já não tinha esse hábito, foram poucos os que li em pdf. O livro digital é uma realidade, existem vários benefícios que podemos citar, além do espaço físico que um dia acabará, mas ainda sim, nada se compara ao livro físico, sempre vai ser a minha escolha, risos... Adorei a postagem!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila! Flor, você tem razão. Mesmo os e-books sendo práticos, os livros físicos são mais charmosos e sempre vão set nossos queridinhos! Beijos!

      Excluir
  8. Olá! :)
    Adorei o seu post. Recentemente comprei um Kindle pra mim, e achei perfeito! Poder controlar tamanho de letra, luminosidade, procurar palavras em dicionário... Isso pra mim faz muita diferença! Ele levou cerca de 1 semana pra chegar, e enquanto isso eu usei o app do Kindle pra iPhone.
    Aí eu já não recomendaria. É muito diferente ler numa tela de tablet/smartphone e ler num leitor digital. As telas dos leitores digitais são infinitamente melhores e não cansam a vista (isso é muito sério, porque pode danificar a vista, sabe?).
    Pretendo fazer um post no meu blog em breve, contando minha experiência. ;)
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa, obrigada! Ainda não tive experiência com leitores próprios. Por enquanto vou usando no celular. Vou aguardar seu post contando sua experiência com Kindle! Beijos!

      Excluir
  9. Tenho que concordar com você que livros ocupam um bom espaço na bolsa.
    No meu caso, tenho um kindle e ele super me socorre para indo pra faculdade.
    Por ele ter luz posso ler em qualquer cantinho. Então, entro na van e ele já está na mão hahahaha
    Dos aplicativos que você citou, o único que eu conhecia é o kindle.

    Adorei suas dicas!

    Beijinhos ;*
    http://www.guardiadebibliotecas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando não lia e-books, minha bolsa na época da faculdade ia entupida, porque além dos materiais de aula,sempre levava um livro para ler nos meus intervalos. Depois que passei a ler em e-books, o peso diminuiu bastante. Beijos!

      Excluir
  10. Eu usei o Moon+reader, gostei até, mas desinstalei. Hoje eu uso o Kindle mesmo e estou amando. Era assim como vc eu entortava a cara com ebook hoje eu já estou me acostumando hahaha
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No início é estranho mesmo. Mas depois vamos acostumando. Beijos!

      Excluir
  11. Oláá
    Nossa, que legal suas dicas para quem gosta, eu ainda não leio livros digitais pois prefiro o físico, mas sei que uma hora vou ter que optar por eles então, é sempre bom ver as dicas.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Te confesso, no início ficamos um pouco incomodados, mas depois a experiência fica ótima! Beijos!

      Excluir
  12. Me rendi aos ebooks, mas só leio no meu kindle. Não consigo ler em smartphone de jeito nenhum, mas achei muito legal você mostrar os aplicativos que conhece e indica. Confesso que ainda prefiro os livros físicos, mas o kindle me salva nas viagens.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Ainda não tive experiência com e-reads próprio, com toda certeza deve ser bem melhor. Não viajo sem meus e-books! Beijos!

      Excluir
  13. Oi Su... tudo bem??
    Eu leio em e-book, mas nem sempre... tenho o aplicativo Kindle no meu celular e gosto muito... porém conheci recentemente o Play livros, que já veio no meu celular que eu nem sabia que dá para fazer leitura também e confesso que estou maravilhada rs... porque nele dá para ver as páginas... rs... curti muito a postagem, mas sinceramente, eu prefiro os livros físicos não adianta rs. Xero!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih! Eu já tinha visto o play livros, mas nunca usei, vou experimentar. Ah, com toda certeza, os livros físicos são tudo de bom!

      Excluir
  14. Oie, tudo bom?
    Adorei o tema do post. Sempre li físicos, mas também leio ebook e não tenho problema com esse formato. Estou com um bebê de 5 meses e achei interessante você falar sobre seu filho porque eu também passo por isso de carregar muitas coisas e ter que deixar o livro na hora de sair. Ainda não peguei o costume de ler pelo celular, mas tenho vontade.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Descobri a praticidade do E-book depois da gravidez, é uma mão na roda rs. beijos!

      Excluir
  15. Olá!
    Adorei o post! Eu ainda torço o nariz ps ebooks hahahah, mas é q nem vc falou, praticidade é tudo, um dia terei q acostumar rsrsr!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Depois que pegamos o costume, até que começamos a ter um pouco de afeto por eles rs Beijos

      Excluir
    2. Oi!! Que legal!!
      Confesso que não conhecia de nome a maioria!!
      Fiz um trabalho sobre A indústria do livro na era digital para a faculdade. Esse post teria sido muito útil. hehe
      Beijo

      Excluir
    3. Olá Vivian! Que bom que você gostou! Fico feliz, beijos!

      Excluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

Visitas

Formulário de contato