9 de set de 2015

Resenha #03: O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson



Título: O Diário de Suzana para Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Ano: 2011


Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


Um livro emocionante, doce e suave. Isso é O Diário de Suzana para Nicholas. Chorei muito...O único livro que teve o mesmo efeito foi Um Ano Inesquecível de Nicholas Sparks. Ele realmente mexe com o seu emocional, você consegue sentir a onda de sentimentos que o autor quer passar e a leitura te prende, li em um dia.


"Talvez alguma coisa dentro de mim tivesse certeza de que você estaria aqui um dia. Um sinal de esperança. Um desejo profundo"



O livro começa com Kate, uma mulher bem sucedida na sua carreira em uma editora. Ela namora Matt, um cara legal, romântico. Mas, quando estão próximos de completar um ano de namoro, ele termina tudo com Kate. Ela não entende o porquê de tudo isso, Kate decide dar uma volta para ver organizar seus pensamentos e quando volta encontra um pacote que Matt deixou em sua porta. Dentro deste pacote, há um diário da ex-mulher de Matt, o diário de Suzana para Nicholas. Kate fica sem entender qual o significado de Matt ter enviado o diário de sua ex para ela. A conteúdo do diário é a linda história de amor que Suzana conta para Nicholas, seu filho com Matt. Desde o momento que se conheceram, até quando descobriram a gravidez. 

A narração do diário é cheia de emoção. Posso dizer que James Patterson ficou em pé de igualdade com Nicholas Sparks: emoção, drama, romance a flor da pele. Você sente as emoções da Suzana, suas alegrias, suas frustrações, seu amor e sua tristeza. Chorei muito, principalmente no clímax da história...É impossível não se emocionar, não se envolver com toda a trama.


"Esta é uma história de amor, Nicholas, minha, sua e do papai! Ela conta como a vida pode ser boa quando está com a pessoa certa. Fala de como é necessário aproveitar cada instante com essa pessoa especial. Cada milésimo de segundo"

Posso dizer que, acabamos tirando algumas lições para nossas vidas. Em vários momentos me peguei refletindo sobre situações do cotidiano e vendo o quanto temos que cuidar das coisas que são preciosas para nós.

James Patterson faz um trabalho magnífico nesse livro. A leitura é bem gostosa, a diagramação do livro é ótima. Não classificaria como cinco estrelas...Mas sim como mil estrelas. 

O Diário de Suzana para Nicholas vai fazer você sorrir, se emocionar e chorar...Sim, você vai chorar muito. Boa leitura!


31 comentários:

  1. Oiii!

    Eu nunca li nada do autor e acho que seria um ótima forma de começar. Não sou fã de dramas assim, mas AMO livros em que posso tirar grandes lições.
    A dica já está anotada aqui!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula! Esse livro nos traz grandes reflexões. Você vai gostar da leitura, mesmo não sendo tão fã assim. beijos!

      Excluir
  2. Ainda não li esse livro, gostei muito da premissa e estou curiosa com o desenrolar de toda trama e com os diários, fico feliz que a emoção tomou conta de você na leitura, amo livros que tocam nossa alma. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce! Você vai se apaixonar, e a melhor parte é sem dúvida, a narração no diário, você também vai se apaixonar. Beijos!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Li apenas um livro do James e apesar de ter mais dois na estente eu nunca parei para pegar (mas esses outros dois são policial). Gostei de saber que ele pode ser "comparado" com o Sparks em uma história de amor, já que este é o grande preferido das amantes do gênero. Fiquei bastante curiosa com a leitura apesar de ter achado um pouco estranho o modo como Matt decidiu se explicar, mas caso eu leia espero acabar gostando.
    Beijos.
    Blog Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silviane! Você vai entender direitinho os motivos do Matt...O livro é muito bom, sou fã do Nicholas Sparks e quando li esse livro me lembrei logo dele. Você vai gostar. Beijos!

      Excluir
  4. Olá Suzana, já tinha visto outros comentários sobre o livro e são tão positivos como os seus, o livro parece ser bem tocante e com uma boa carga emocional *--* Fiquei morrendo de vontade de lê-lo.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! É uma carga emocional bem forte. Quando você ler, vai amar e se apaixonar!

      Excluir
  5. Oi! ^^
    Bom, geralmente eu fujo de histórias que podem me fazer chorar. Aquelas que ocasionalmente fazem eu leio numa boa, mas as que eu já sei que vou chorar tendo a evitar.
    A história parece interessante e um prato cheio para quem gosta, mas por mim eu passo.

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Fui pega de surpresa. Não sabia que havia tanta emoção rsrsrs. Obrigada pela visita,Beijos

      Excluir
  6. Amo quando um autor consegue fazer a gente sentir as emoções de seus personagens, e amo mais ainda quando chego a chorar lendo um livro, e faz tempo que quero conhecer essa história. É muito bom saber que o livro faz refletir e que dá pra tirar lições legais dele. Sua resenha só me animou a ler, acho que vou gostar bastante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Fico feliz que tenhas gostado. É muito bom sentir a emoção que o autor quer passar. Você vai amar! Beijos

      Excluir
  7. Oi Su... que resenha cheia de sentimentos... é tão bom quando lemos um livro que nos preenche e nos faz viver com intensidade a cada página passada... eu nunca tive vontade de ler esse livro, porque não faz muito parte da temática que eu curto, mas acho lindo ler as resenhas que as pessoas falam... como ele é carregado de sentimentos e valores... que nos traz preenchimento e aprendizado... ficou nítido o quanto gostou da leitura, parabéns... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih! Esse livro foi muito marcante. Tudo nele foi especial: o enredo, os personagens e principalmente a emoção. Com toda certeza é um dos meus preferidos!

      Excluir
  8. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Só com o trechinho que você colocou no final já deu para sentir o tamanho do amor dessa mãe. Imagine, a sensação de estar lendo o diário dela. Deve ser muito doloroso para ele. Se ele não ficar com Kate eu vou entender perfeitamente, um amor assim, acredito que é para sempre!!!! Tenho certeza de que irei chorar muito, risos... Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, obrigada flor! O livro é lindo demais e você vai chorar muito sim! Beijos!

      Excluir
    2. Oi Cila, obrigada flor! O livro é lindo demais e você vai chorar muito sim! Beijos!

      Excluir
  9. Oi,
    Esse foi o primeiro livro que chorei, chorei muito de verdade que até minha Mãe perguntou o que estava acontecendo, sou manteira derretida, mas essa leitura foi além, o autor consegue nos leva a emoção, consegui praticamente viajar pra dentro da história de fato, por isso tamanha emoção.
    Parabéns pela resenha, realmente um livro lindo que nos emociona do começo ao fim.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari! Eu acho impossível não se emocionar com a leitura, o autor faz um trabalho belíssimo ao explorar a emoção e personalidade dos personagens. beijos!

      Excluir
  10. Comprei esse livro devido as resenhas positivas que li, e a sua não é diferente e desperta curiosidade, preciso somente ter um tempo para ler, por que a história por si só deixa a gente emocionada lendo a sinopse. Bjs
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle! Quando você o ler, não vai querer parar. Beijos!

      Excluir
  11. Oi,
    nossa até hoje só li um livro do autor, e digo que gostei muito do envolvimento, e da forma que ele conseguiu desenvolver me deixando bastante intrigada e querendo saber mais. Então, lendo sua resenha, me perguntei como ainda não li este livro, que tem uma linda historia e pelo jeito bem tocante, alem é claro, das reflexões.
    Gostei muito de conhecer o livro e ele vai para minha lista.

    Beijos Ana Zuky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Esse foi primeiro livro dele que li. Mas, já tem outros na lista. Beijos!

      Excluir
  12. esse foi o meu primeiro contato com Patterson se não me engano e devo dizer que amei o livro, é lindo, emocionante *-*
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Também o meu primeiro contato com o autor foi através desse livro e a primeira impressão foi ótima! Beijos

      Excluir
  13. Tenho muita vontade de ler esse livro, parece ser super emocionante, e a cada resenha positiva, minha vontade aumenta. Na verdade, acho que nunca vi ninguém falar mal dele, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! É super emocionante mesmo, você vai gostar muito,beijos!

      Excluir
  14. Ai, eu corro desse tipo de livro! Não tenho a menor vontade de ler, e sua resenha (apesar de bem escrita) não me convenceu. Acho que eu não tenho nada a ver com ele, sabe? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monalisa, cada um tem um estilo diferente, e todos são válidos! rs Beijos!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?

    Que resenha linda, faz tempo que eu quero ler esse livro, mas sempre vou deixando para depois. Só que lendo essa resenha e sabendo o quanto o livro é emocionante e toca o leitor, não tem como adiar mais essa leitura. Adorei mesmo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline! Obrigada, fico feliz que tenhas gostado! É um livro lindo, você irá gostar! Beijos!

      Excluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.