Resenha #05: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks


Título: O Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Ano: 2012

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.


Falar de algum livro do Nicholas Sparks, para mim, é uma alegria. Sou fã dele, amo os livros e o modo como ele desenvolve as histórias. Em O Melhor de Mim, ele consegue desenvolver um romance cheio de emoções e com um final surpreendente.


Somos apresentados a Dawson Cole e a Amanda Collier (sim, os sobrenomes são bem parecidos). Dawson pertence a uma família que tem fama de ser encrenqueira, mas ele consegue ser diferente do resto de sua família: é um rapaz que prefere ficar longe de confusão e gosta de ser prestativo. Já Amanda,  nasceu em uma família aristocrata, tradicional. Sendo criada para ser uma boa filha e no futuro fazer um bom casamento com alguém de sua classe social. Ambos se conhecem e uma linda história de amor nasce entre eles.


O jovem casal tem o apoio de Tuck Hostetler, o dono de uma oficina de carros e uma grande influência na vida de Dawson. É na oficina de Tuck, que muitas cenas entre eles acontecem. Mas, como nada na vida é tão fácil, o destino os separou. Amanda casou e mudou de cidade, enquanto Dawnson permaneceu na pequena cidade de Oriental. Passados 25 anos, os dois voltam a ser encontrar em Oriental, devido o falecimento de Tuck. Este, deixa cartas destinadas a Amanda e Dawson com algumas instruções a serem seguidas.


" Eu sabia que você me amava e que seria capaz de tudo por mim. E, em parte, foi por isso que sofri tanto quando você terminou comigo, Dawson. Porque, mesmo naquela época, eu sabia como esse tipo de amor é raro. Só os mais felizardos chegam a conhecê-lo"

A partir desse encontro, diversas situações acontecem. Principalmente o conflito moral na cabeça de Amanda, a pressão que ela sente por causa do reencontro com Dawson. Ele tenta esquecer tragédias que ocorreram no seu passado, que deixaram estigma em sua pessoa e também como a cidade o vê.

Quando você pensa que tudo está bom, acontece algo inesperado, que muda a vida deles completamente! E esse é o clímax da história, e sim, vai te fazer chorar. Por que não tem como ficar tocado com esse evento que ocorre.

O Melhor de Mim apresenta uma leitura suave e bem fluida. A diagramação do livro é muito boa, as páginas são amarelas e a fonte das letras deixam a leitura bem confortável. Boa leitura!






40 comentários:

  1. Como não chorar com os livros do Tio Nick acho que por isso faz um tempo que não leio, gosto muito de livros que tem reencontro após anos e aquele amos guardado ali no cantinho do coração se reacende. O que será que irá acontecer que vai mudar a história. Vou correr para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce! Realmente, como não se emocionar né? O livro te um final surpreendente, você vai amar, beijos!

      Excluir
  2. Oiee!!
    Já esse livro e confesso que fiquei revoltada o fim dessa historia!!
    Ainda não vi o filme, mas quero saber como foi adaptado essa historia de amor.
    Tenho um certo receio em ler livros do Nicholas pois sempre me trás lagrima e uma depressão profunda kkkkkkkkkkkkk
    Mas ele escreve como ninguém não?!
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzi! Também quando leio os livros dele, já vou me preparando psicologicamente rsrs Fiquei surpresa demais com o final. Ainda não vi o filme, mas assim que assistir, dou minha opinião aqui no blog, beijos!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu também sou fã do tio Nicki e adoro seus livros e a escrita dele. Li O melhor de mim faz tempo e chorei muito com o final. Sério. Já imaginava por ser Sparks, mas foi muito dolorido.
    Você assistiu o filme? Eu gostei. Dawson e Amanda são perfeitos juntos, foram amadurecendo com o tempo.
    Parabéns pela resenha :D

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, obrigada! Ainda não vi o filme, acho que esse fim de semana vo aproveitar e assistir. O final é surpreendente! Beijos!

      Excluir
  4. Oii!

    Eu não sou fã do Nicholas :(. Sou uma das poucas acredito. Mas sempre fico impressionada com o fato dele estar sempre criando uma história diferente, mesmo que com elementos parecidos. Gostei da sua resenha e de saber que ele conseguiu te agradar novamente!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula! Você não é uma das poucas, muios não curtem mesmo! O que mais gosto no Nicholas é justamente o fato dele se reinventar em enredos com os mesmos elementos! beijos

      Excluir
  5. To enjoada de Sparks, por mais que o livro seja bom e eu saiba disso, não consigo mas ter vontade de ler. Adorei sua resenha, esta bem feita.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Brubs, obrigada! Te confesso que teve um período que lia tanto os livros dele que fiquei enjoada...MAs, deu saudade e voltei rsrs Beijos!

      Excluir
  6. Oi Su, sua linda, tudo bem
    Eu também adoro o tio Nick, risos...Mas por curiosidade, eu nunca li nenhum dos seus livros, mas já vi quase todos os seus filmes. Esse é um dos que já vi e o final é muito triste, eu também chorei!!!!! Novidade, todo mundo já sabe o que o autor gosta de nos ver sofrer. Mas eu me conectei tanto com os personagens, fiquei torcendo por eles. Sua resenha ficou ótima!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Cila! Que bom que gostas dele flor! Se você chorou com os filmes, você vai se derreter nos livros rsrs Beijos!

      Excluir
  7. Oi! Tudo bem? Eu nunca li nenhum livro do Sparks, mas sempre assisto as adaptações. Se o filme foi fiel ao livro, realmente... que final. Mas enfim, sempre vejo elogios a autor e sempre me repreendo por nunca ter lido nada dele, já que acho as adaptações tão legais. Adoro um romance, mas não sei se a formula dele funciona muito bem comigo quando se trata de leitura.

    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silviane! Até agora, não me decepcionei com nenhum filme que foi adaptado. Se um da você ler, vai amar! Beijos!

      Excluir
  8. Eu vi o filme antes de ler o livro. Confesso que gostei mais do filme, achei o filme um pouco mais emocionante. Apesar do final ter me destruído tanto no filme quanto no livro. Não achei que é o melhor livro do Nicholas, eu amo ele e não deixo passar nenhum livro. Mas é uma boa leitura. Como vc disse, bem rapida e fluida.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kel ! Vocês estão me deixando super curiosa para ver o filme rsrs. Para mim,o livro que menos gostei foi O Casamento, beijos!

      Excluir
  9. Oii, eu meio que peguei trauma dos livros de Nicholas Sparks, apesar de eu gostar muitoo da escrita dele, sabe o que me deixou grilada?? Então, foi o fato de sempre ter uma mega tragédia, ou o casal não ficar junto, ou alguém morrer... Mds isso parte meu coraçãozinho literário kkk Ae agora dou uma evitada nos livros dele, mas curti muito a sua resenha e me interessei pelo livro, quem sabe eu não dê uma chance ao 'Tio Nick' kkkk
    Bjooos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloísa! Feliz em te ver aqui! É verdade, nossos corações sofrem por antecipação com os livros do tio Nick. Já temos que ficar preparadas para tudo Beijos!

      Excluir
  10. Que bom que você é fã, que ama o modo como o autor desenvolve as histórias e que achou o final do livro surpreendente. Li dois livros do Nicholas e confesso que o autor ainda não me conquistou, queria que ele me fizesse chorar, queria sentir a emoção que a maior parte das pessoas sente, mas não rolou. Mas achei a história de O melhor de mim interessante e acho que vou fazer mais uma experiência.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ju! Quem sabe esse livro, que tem o final mais imprevisível de todos os livros dele, possa te conquistar. Beijos!

      Excluir
  11. Oi Su, tudo bem amore?
    Do autor só li Um Amor para Recordar e não gostei... achei mal desenvolvido.... me senti frustrada... mas eu acredito que isso se deu pelo fato de eu amar o filme e os dois serem completamente diferentes um do outro e o que foi aproveitado foi apenas a base mesmo, porque de resto foi tudo diferente, mas falando de sua resenha... não sei se eu leria esse livro... achei tão distante se passarem 25 anos... quantos anos eles tinham quando se conheceram?? Não estariam muito velhos??? Kkkkk sou dessas loucas que não gosta de história de pessoas mais velhas... vejo muitas pessoas falando muito bem da narrativa do autor... pretendo sim ler outras obras dele, porque ganhei de presente... mas esse não sei se iria ler ou curtir... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dih! Flor, na história eles são bem novinhos mesmo. Mas, mesmo assim é uma bela história de amor. Já me falaram que o filme é muito bom, mas ainda não assisti. Beijos!

      Excluir
  12. Olá Suzana, ainda não li esse livro, mas pela sua resenha e pelo que conheço dos livros que li do autor tenho certeza que é um livro bem dramático e que arranca varias lagrimas, espero poder lê-lo em breve e que goste dele tanto quando você *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Sim, há muito drama, principalmente quando o final está se aproximando, mas vale a pena as lágrimas derramadas rs. Beijos!

      Excluir
  13. Oi Suzana, tudo bem?
    Esse foi o último livro que li do Sparks, e sem dúvida o mais emocionante e marcante.
    Não sou fã do autor mas já li vários livros dele à acho sempre mais do mesmo, no entanto em o melhor de mim fui surpreendida, com certeza foi o melhor livro que li do Nicholas.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PAty! Realmente, em O Melhor de Mim ele se superou, o final, apesar de ser bem impactante, foi o mais bem feito de todos. beijos!

      Excluir
  14. Oi Suh,

    Também sou fã do NS, embora tenha algumas tramas dele que quero torcer o pescoço do Tio Nick. Não tem como não querer matar ele nesta trama que acabou comigo, meu Deus! Mas é uma história linda e cheia de surpresas. Tuck Hostetler é uma pessoa linda, adorável e Amanda e Dawson fiquei apaixonada por eles.
    Parabéns pela resenha que me fez lembrar quando li este livro e fez voltar o sentimento que tive quando finalizei a leitura, uma dor no peito imensa.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tania, obrigada! Ah o Tuck, foi o personagem que mais gostei. A personalidade dele e a história de amor dele com a esposa, me fazia suspirar! Beijos!

      Excluir
  15. Oie, tudo bem??
    Ahhhh, faz um bom tempo que não leio nada do Sparks, mas lembro que o "Melhor de Mim" foi o último livro que li dele.
    Menina, esse livro é desidratante, né?! Mas é um dos meus favoritos.
    Gostei dos protagonistas, gostei da atitude da Amanda ao reencontrar Dawson. E o final... foi destruidor, né?!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://www.confissoesfemininas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, obrigada! E como foi destruidor, fiquei boca aberta, não acreditei mesmo! Beijos!

      Excluir
  16. Olá Suzana, ainda não li a história desse livro, mas Nicholas Sparks tem o dom de deixar a gente fascinado pelas suas histórias, fiquei tentada a ler pela sua resenha. O título do livro é tão lindo, apesar de achar as capas repetitivas. Eu assisti ao filme em parceria com a editora, e acredite eu chorei com o final, #vergonha kkkk mas é lindo eu amei!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle! Nunca vi o filme, mas você e outras pessoas estão me deixando super curiosa para assistir. Beijos

      Excluir
  17. Oláá
    Adorei a resenha e adoro o autor, muito legal esse livro, quer dizer, emocionante, um dos meus favoritos dele. Uma história muito comovente.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Catharina, realmente, é o mais emocionante até agora! Beijos!

      Excluir
  18. Oi Suzana, tudo bem?
    Ainda não consegui terminar nenhum livro do Nicholas, mas sempre vejo as adaptações e fico apaixonada. Pelo que li o final do livro é o mesmo que o da adaptação, fiquei chocada com o que acontece no fim da história, mas Sparks adora fazer isso com a gente né! Adorei a resenha!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glaucia! Ainda não assisti o filme, acho que todos que tiveram contato com as obras ficaram de queixo caído. Beijos!

      Excluir
  19. Oi, tudo bem?
    nunca li nada do Nicholas, mas gosto muito dos filmes. Que bom que o livro te agradou, é ótimo finalizar um livro de um autor querido assim, satisfeita.
    Eu quero muito ver o filme, porque gosto do ator escolhido para fazer o Dawson mais velho.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! É uma delícia quando um livro corresponde as nossas expectativas, é bom demais! Beijos!

      Excluir
  20. Oi, tudo bem?

    Eu ainda não li nenhum livro do Nicholas. Acho que evito porque eles geralmente são muito tristes. Eu vi que já tem um filme desse livro e quero assistir, mas vou ler o livro antes.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, os livros dele são carregados na emoção, mas são ótimos! Ainda não vi o filme :) Beijos!

      Excluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.