3 de jan de 2016

# Animes Mangás # Dorama

Nova Coluna: Espaço Geek!

Olá! 

Sejam bem vindos ao primeiro post de uma nova coluna aqui no blog! Coluna Espaço Otaku! Aqui vamos falar sobre animes, mangás, doramas e curiosidades sobre esse universo. Eu curto bastante animes e mangás, confesso que nunca assisti a um dorama. Só que eu não consigo guardar o nome de alguns personagens ou até mesmo animes, deixo minha irmã louca quando quero assisti um rsrs.

Então, convidei para ser colunista a minha amiga Bruh, ela curte muito, mas muito mesmo (ela até fala japonês!) esse universo tão legal, e achei que ela seria ótima para falar sobre o assunto. A Bruh é muito tímida e não quis postar a foto dela, mas...Me mandou essa imagem fofa para representa-la. Então, espero que gostem e seja bem vinda Bruh!




Oi gente! Tudo bem com vocês?

Aceitando ao convite da Su para ser colunista do Livros e Pergaminhos, aqui estou depois de um século com algumas informações sobre mangá e anime para vocês. Aviso desde já que não sou nenhuma expert no assunto, apenas uma fã que sabe o básico hehe ;3

Primeiramente, eu tinha pensado em falar de um anime para vocês que cairia muito bem para o Halloween, mas perdi a oportunidade... Fica pra próxima, prometo. Sendo assim, acho que para começarmos pelo começo (really?) resolvi falar dos vários tipos de mangás e animes que tem por aí. Eu sei que é um assunto que pode ser encontrado em vários sites, mas acho importante ressaltar. Por que? Bem, muitos já devem ter ouvido a frase “Anime/mangá é coisa de criança”, mas isso não é inteiramente verdade.

Os mangás são as revistas em quadrinhos do Japão. São geralmente publicados em formato de bolso, em papel de jornal e em preto e branco (com eventuais páginas coloridas, geralmente no início no volume) com o propósito de deixar o preço dos mesmos mais acessível. No Brasil não é exatamente assim, ou era, uns bons dez anos atrás, mas a qualidade era bem inferior e era muito comum as páginas se soltarem quase todas e o papel ficar amarelado e manchado. O preço está bem mais alto, mas os fãs sabem a diferença que faz na qualidade e fazem o esforço necessário para manterem suas coleções.




Os animes podem ser considerados erroneamente como um gênero do cinema, mas na verdade são um tipo de arte, de animação, que podem ser encontrados em todos os gêneros que têm no cinema. No Japão, o termo é usado para qualquer tipo de animação (“Anime” deriva do inglês “animation”, que significa “animação” ou do francês “animé” que significa “animado. Ainda há controvérsia), no entanto, aqui no Brasil, o termo Anime é mais usado para designar as animações vindas do Japão, principalmente aquelas baseadas em mangás.

Qual é a diferença entre os “mangás” e as “revistinhas em quadrinhos” e “HQs”, e entre “anime” e “desenhos animados”? Mangás e animes são bem conhecidos pelos personagens esbeltos e com olhos grandes, mas não é difícil (nada difícil!) encontrar estilos de arte bem variados. As características mais distintas nos mangás/animes são uma arte mais ágil, enquadramentos ousados e a abordagem de temas beeeem variados. Uma característica bem marcante é a apresentação exagerada dos sentimentos dos personagens com sinais visíveis. Alguns exemplos:

1 – Nervosismo (gotinhas)


        
2- Constrangimento



3 – Raiva



4 – Depressão



5 - Choque



6 – Alegria



7 – Tristeza (choro)


8 – Espanto




Então? Gostaram? Deixe sua opinião sobre o post.

Até a próxima!

27 comentários:

  1. Gostei da apresentação do tema e realmente o Brasil tem ou tinha um problema com publicações, falta respeito com o leitor. Mas me parece que isso está começando a mudar, pelo menos em livros já estou vejo uma grande diferença no capricho das publicações de quando eu era adolescente para agora.

    E realmente os animes e mangás tem um investimento em exaltar as emoções das personagens e por conta disso que eles normalmente tem olhos grandes.

    Sou apaixonada por esse mundo, animes são uma paixão desde criança.
    Espero acompanham sua coluna.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Primeira coisa: Suzana, se você gostar de coisas que fazem chorar, assista Um Litro de Lágrimas! É um dorama que eu amei.

    Segunda coisa: Bem-vinda, Bruh! Adorei seus exemplos da apresentação exagerada dos sentimentos dos personagens! Não sou lá muito fã de animes nem de mangás (exceção para Dragon Ball, Sakura e Cavaleiros... rs...), mas com certeza encontrarei dicas por aqui que vão me fazer ter vontade de assistir/ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Adorei como apresentaram essa niva coluna. Eu amo cultura asiática também e assisto vários doramas, mas a maioria é coreano kkkk meu único dorama Japonês é Itazura na Kiss: Love in Tokyo que é meu amor master em quesito de doramas, meu preferido com toda a certeza do mundo. Adorei o post e estou doida para ver seus posta sobre Otakisses kkkk

    Beijos!

    http://cantinhodacult.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. OLáaaa
    Eu amooooo animes..mas confesso que faz muito tempo que não leio nem assisto nenhum..gostaria muito de voltar a assistir..o que mais me diverte nesses animes são as expressões que eles fazem..me acabo de rir com algumas delas ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/12/resenha-primeira-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruh!!! bem-vinda!!
    Amei o teu post de estreia. Eu gosto muito de Hqs e Mangás, ultimamente eu lia mais, mas faz tempo que não leio nada assim. O último Hq que eu li foi o 137 de Thw Walking Dead. Meu irmão é tipo você, tão fanático que tmb fala japonês kkkkkk morro de rir com ele rsrsrsrs

    Vou adorar ver a sua coluna, beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi, confesso que apesar de acompanhar um só anime ate alguns meses atrás agora estou plenamente viciada nesse universo! Adorei a ideia de ter uma coluna para falar sobre isso, assisti recentemente Sword Art, terminei Full Metal (que anime perfeito) e agora estou assistindo Bleach, depois que se entra nesse mundo fica bem mais difícil sair e parar k então estou aproveitando as ferias e me divertindo com esses animes <3 Vou voltar para visitar e conhecer mais suas dicas parceira de nome k!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não assisto animes nem leio mangás, nem nada do tipo.
    Assistia Pokemon antes, mas acabei parando. Meu namorado ama animes, é completamente viciado, mas ainda não conseguiu me influenciar, haha.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a nova coluna, muito bacana. Eu assistia bastante animes antigamente, agora parei um pouco, por falta de tempo. Mas eu gosto bastante. Só não curto mangás. hahaha
    Boa sorte e sucesso!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Que legal e interessante essa coluna.
    Eu assisti alguns animes e li apenas Sailor Moon e Yu Yu Hakusho. Tô precisando mesmo de umas dicas legais sobre esse universo. Vou acompanhar o blog para saber mais. :) Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Sempre é bom inovar no blogger e abrir um coluna pode ser uma dessas. Mas não sou do tipo de pessoa que curti animes, mangás e tudo mais... isso eu deixo para os meus amigos e vou indicar para eles

    ResponderExcluir
  11. É mt bom ter alguém que fale sobre essa cultura aqui no Brasil. Eu confesso que gosto bastante de animes e mangás, embora não tenha acesso a mta coisa, exatamente pq são caros. O anime que mais curti até hj foi Death Note. Um dos meus favoritos. Espero poder acompanhar mais sobre esse universo. Parabéns e bjks!
    Hanna Carolina.
    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Bruh!
    Parabéns, pela sua coluna. Sou suspeita de falar, porque eu sempre amei animes, mas estou gostando muito de ler a sua coluna. Queria que você me indicasse alguns animes legais para assistir.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  13. Oiee Bruh ^^
    Vem-vinda! Achei muito bacana a ideia dessa coluna, com certeza vou estar acompanhando aqui. Tinha um amigo que vivia desenhando personagens de mangás, até chegou a me ensinar (com os olhos grandes, narizes finos e etc), mas eu não sou boa com desenhos...haha'
    Adorei o post ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adorei essa proposta, pode trazer mais posts desse que vou querer acompanhar com certeza! O que gostei mais foi do final, "explicando" as reações nas ilustrações. Confesso que eu mesma, às vezes não sei diferenciar alguns hahaha
    -Mari

    ResponderExcluir
  15. Oieee adorei a matéria.
    Tenho certeza de que vou adorar essa coluna.
    Só faltou você falar o que significa quando os narizes deles
    sangram... hauhauhauhauha
    Amei ver The Rosarie vampire enfeitando o post, adoro esse anime ♥
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. oiii
    Muito legal a coluna nova. É muito bom que o blog tenha outros tipos de assuntos. Chama mais leitores para o blog. Confesso que não sou fá de mangás, animas e doramas, mas achei a ideia ótima.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Adorei as novidades! Eu vejo animes, leio HQ's e mangás, mas confesso que nunca pesquisei nada sobre diferenças entre as HQ's e os Mangás, claro que sabia que havia diferença, pra mim realmente nunca importou, sabe? Pra mim é tudo legal... rsrs... mas gostei de conhecer um pouquinho mais.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Que você consiga postar mais desse tema em 2016, já que gosta tanto, afinal o blog é sempre para recomendar aquilo que mais amamos né.
    Não curto muito esse estilo de leitura (e de filmes/desenhos), mas espero acompanhar as postagens por aqui ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. oooiii, tudo bem? Adorei você Bruh, ainda mais quando soube que você fala japonês, você poderia escrever algumas palavrinhas em japonês aqui para nós leitores, é muito bom saber que mais pessoas estão falando de animes e mangás nesse universo da blogsfera :D Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruh, minha xará,
    Seja bem vinda! Espero que você mantenha essa coluna por muuuito tempo.
    Não sou fã de mangá/anime, mas adorei o post. Você falar sobre as expressões foi demais, mostrei para meu irmão - que adora anime - e ele ficou muito contente e prometeu acompanhar a coluna *O*
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amei essa nova coluna, pretendo passar muito por aqui! Quero ler mais a respeito, eu não sou a maior fã de Anime, mas curto muito mangá!
    Amei sua postagem, quero ver novas!
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Adorei saber a diferença entre mangá, anime, histórias me quadrinhos e HQ's. Eu não manjo nada nesse mundo. Vou acompanhar essa coluna pra saber mais.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Amei a nova coluna sim.
    Acho muito bacana essa cultura e meu noivo é super fã de mangás então eu entendo alguma coisa. As expressões são muito divertidas rsrs.
    Vai muito legal acompanhar essa coluna aqui e vou até mostrar pra ele.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Tud bom?
    Parabéns pela nova coluna, você arrasou explicando tudo e desejo sucesso, mas infelizmente esse tipo de temática não me atraiu, não consigo gostar de anime, dorama e afins.
    Beios

    ResponderExcluir
  25. Ooi,
    Não sou nem um pouco fã de animes nem da cultura japonesa nesza área mas achei o post legal por ser bem informativo.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  26. Super legal a nova coluna. Mais ainda por você ter decidido começar apresentando um pouquinho mais do gênero.
    Eu tenho um amigo apaixonado por mangas e tudo mais - e ele até estava conseguindo me convencer a entrar na onda - mas ainda não dei o braço a torcer...rs
    Sucesso com a coluna!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  27. Oii, amei a apresentação *-* Adoro Mangás e Animes <3 Antigamente eu era super fã de Naruto, mas atualmente prefiro Death Note, Another e Tokyo Ghoul (acho que é assim que escreve mesmo rsrs.) Tenho certeza que vou adorar os post desta seção.
    Que você consiga trazer novos leitores ao mundo Japonês e assim nasça novos "Otakus" e "Otomes".

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.