Resenha #21: O Despertar do Guardião: A Saga da Legião Branca - Dáfne Freitas



Título: O Despertar do Guardião - A Saga da Legião Branca
Autora: Dáfne Freitas
Editora: Novo Século
Páginas: 400
Ano: 2015

No pequeno planeta Gondorle o Capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, se vê diante de um dilema: manter-se ao lado do Rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a Princesa a salvo? Salvar o reino pareceria o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento, e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos. A história inicia-se com uma decisão difícil, que reúne pela primeira vez os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, num incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino. Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da Lenda de AVA, a Grande Legião Branca. 


Olá queridos leitores, tudo bom?

Sabe quando um livro te pega de tal maneira, que você não consegue parar de pensar um minuto? E depois que acaba de ler, fica com uma senhora ressaca literária? Aquelas gigantescas?


Então...Assim que O Despertar dos Guardiões me deixou. Estou com uma ressaca literária do tamanho do universo! O único livro que havia me deixado neste estado foi A Batalha do Apocalipse (você pode ler a resenha aqui)...Vamos para a resenha.

Vamos conhecer Gondorle, um planeta distante no Plano de Quinty. Gondorle é governado pelo rei Luca, um homem justo que faz de tudo pelo bem do seu povo. O rei Luca tem uma filha, a princesa Si, uma jovem tão legal e com princípios quanto seu pai. Si, tem duas grandes amigas, as Ladys Carol e Bruna. Como todo bom rei, ele tem a sua guarda real, que é comandada pelo Capitão Héricles Adalberon, um excelente soldado, fiel ao rei, justo e dedicado em manter o castelo protegido.

O livro não começa com um "Era uma vez..." Ao contrário, de cara, somos apresentados a uma conversa bem séria do rei Luca com seu Capitão Héricles. O rei está preocupado com a segurança de sua filha, já que o inimigo número 1 da coroa estava solto: Nova, o líder dos rebeldes. Ele pede a Héricles que tome mais cuidado com a segurança de Si e do palácio também. Também vamos conhecer Dimitri, o braço direito do rei. Luca confia nele intensamente, coisa que Héricles não faz...E ele tem motivos para isso.


Como disse, a história começa com um ar de conspiração bem forte. Héricles tenta avisar ao rei que Dimitri está tentando tramar algo contra a coroa. Mas, ele sabe que o rei jamais iria acreditar nele: Dimitri, um rapaz tão leal, tão solícito poderia ser inimigo da corte? Jamais!! Então, Héricles precisa agir, precisa achar uma maneira de salvar a princesa. Ele e Si tem um relação muito forte, são mais que amigos, são quase irmãos. O instinto protetor de Héricles fala mais alto e ele pede ajuda a quem menos ele imaginaria: aos rebeldes. 


Os rebeldes, são  um grupo de pessoas que são contra a monarquia, que acham que o governo seria mais justo se todos tivessem o direito de escolher seu líder. E falando líder, adivinhem quem é o líder dos rebeldes? Sim, Nova Sofiedeqk,, junto com sua irmã Zira, Ambaris, Alexandre e Beto (irmão do Héricles), são os principais membros da rebelião...Nosso Capitão da Guarda, decide que é necessário raptar a princesa, para a segurança da mesma e conta com ajuda dos rebeldes...Mas, no momento do rapto, a princesa não está só em seu quarto, lá também estão suas amigas Bruna e Carol. O que fazer? Foi o jeito rapta-las também.

E a partir daí começa uma das histórias mais magníficas que já li! E melhor ainda: a mais magnífica da literatura nacional! Sim, queridos leitores, a autora criou um mundo intenso, cheio de conspirações, de tramas, que vão te envolvendo, vão te sugando para dentro do livro: Você não consegue parar de ler! A progressão e a intensidade da leitura são maravilhosas!


Dáfne Freitas conseguiu construir um enredo bem forte, sem tramas soltas. Em nenhum momento da narrativa, há grandes descrições ou explicações, típicas de livros do gênero...Ao contrário, conforme a história vai progredindo, ela vai te explicando cada fato ou lugar de uma maneira bem dinâmica, que se encaixa bem com o ritmo do livro. Nesse livro você não irá encontrar monotonia, a autora não poupa personagens, em muitos momentos achei influências de George R.R. Martin em sua escrita, e isso me agradou bastante.Vai encontrar muita ação, muita emoção e vai torcer a cada virada de página. 


Os personagens são apaixonantes. Héricles, o capitão da Guarda, é maravilhoso. Você se apaixona por ele, pelo seu senso de justiça e de honra. Nova, ao longo da história você passa a conhece-lo e vai ficando cada vez mais apaixonado por sua personalidade. Assim como Zira, Beto, Alexandre e Ambaris, um quarteto super talentoso e com uma personalidade incrível. Si, Bruna e Carol, de cara poderá acha-las minadas e tolas...Mas, ao longo da narrativa, eles crescem de tal maneira que você fica com orgulho delas, da coragem e determinação das mesmas. Entre elas, Carol foi a que mais se destacou, a transformação da personagem foi tanta, que para mim, ela deveria ser a governante de Gondorle:por sua destreza, seu grau de coragem e força...Me desculpe princesa Si, nada contra você rsrsrs

O Despertar do Guardião é um livro que nos mostra que nem sempre os que são próximos são os mais confiáveis. Mostra, que nem sempre os que são considerados párias, são os mais perigosos. Mostra que é possível nascer amizades em momentos extremos e que laços de amizade e de amor podem ficar mais forte do que imaginamos. Que é possível ser justo e leal mesmo com tanto poder em mãos. 


   A Leitura é muito fluida, gostosa de ler. A diagramação do livro está ótima: páginas amareladas e fontes confortáveis aos olhos, a textura das páginas ao toque é bem agradável também. A capa e contracapa? Lindas, um ótimo trabalho gráfico!


Com toda a certeza recomendo esse livro. Se você está procurando um livro bem escrito, com ação, uma leitura bem dinâmica, esse é o livro para você! O Despertar do Guardião te levará para um um universo maravilhoso de onde você não vai mais querer sair.



O que acharam? Comente ai! Até a próxima!


20 comentários:

  1. Hello :)

    Vou confessar que esse estilo literário não me agrada muito (de época, com chances de guerras e tal), mas o fato da leitura ser fluida me agradou bastante, então havendo uma oportunidade, vou ler com certeza, afinal, estou em busca de autores nacionais que realmente me envolvam, como foi o caso da M. Deméter (O Nome do Sonho). Dica anotadíssima!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, oi!
    Ai céus! Mais um livro nacional para minha lista! Adorei sua resenha e a premissa da história :)
    Só de saber que tem um dedinho de influência do George Martin, que eu adoro, já valeu a pena tudo.
    Bj

    Notinhas de rodapé

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Já li várias resenhas desse livro, mas não me consigo interessar. Normalmente quando mete reis pelo meio, eu fico tipo :/ mas acho que tenho que começar a dar novas oportunidades e quem sabe eu me surpreendo não é verdade?
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu não conhecia o livro e apesar e não ser uma grande fã desse gênero, o livro me despertou interesse. Através de sua resenha eu pude perceber alguns pontos que me agradariam e muito nessa leitura, achei que em alguns momentos pode ficar complicadinho mas nada que o passar das páginas não resolva, isso é porque não li ainda, mas foi essa a impressão que tive. Saber que é um nacional, me anima ainda mais.

    ResponderExcluir
  5. Uau! Curti. Primeiro, adorei a capa. Segundo, a premissa é muito interessante. fiquei bem curiosa. Adoro tramas envolventes e com reviravoltas. Ainda mais quando o autor consegue te prender e não deixar pontas soltas.Parece ser um universo bem explorado. Adorei a dica. Anotado.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Acho que já tinha visto a capa desse livro antes, mas como não sou muito fã de livros com novos mundos, universos, reis e coisas do tipo, acabei não prestando muita atenção. Maaaas... Você conseguiu me deixar curiosa, afinal, não é qualquer livro que consegue nos deixar de ressaca, né?! Fiquei curiosa para lê-lo, e saber que os personagens amadurecem durante a narrativa me deixou ainda mais animada para ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o livro mas já me interessei. Estou procurando livros de fantasia que me agradem e esse me chamou a atenção. Com certeza é um livro repleto de mistérios, conspirações e com bastante ação. De cara já me agradou.
    E o melhor: é nacional! Fico muito orgulhosa ao ver nossos autores sendo tão bem elogiados. Fantasia não deve ser um gênero tão fácil de escrever. Eu mesmo estou tentando iniciar uma estória assim e encontro sérias dificuldades huahua
    Abraços!
    http://blogladoescuro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. É, parece que esse livro promete. Acabou de entrar para a lista. ;) Só espero que não seja uma série muito longa e que não parta meu coração como o Martin não cansa de fazer. Hahahah

    Abraços
    perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito,
    obrigada pela dica!
    Não sou muito ligada em séries,
    mas tudo é uma questão de costume!
    bjos
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  10. Vou comprar esse livro,com certeza!
    leitura dinâmica é muito bom!
    http´://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Suzana
    Eu não me recordo de já ver esse livro por aí, mas apesar da premissa ser boa não sei se leria, pelo menos por enquanto. Mas de qualquer forma, gostei de saber que o livro é bom e até te trouxe uma ressaca literária, sinal que vale a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi. enquanto lia sua resenha, como você bem citou, tive mesmo a impressão de forte conspiração. Esse parece um daqueles livros que lemos num fôlego só.

    ResponderExcluir
  13. Oi Suzana, eu já ouvi falar bastante desse livro mas para ser sincera eu nunca tive curiosidade em ler porque não sou muito fã de fantasias, apesar de ter uma trama bem interessante. Talvez um dia eu de uma chance a ele, mas não no momento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Suzana! Sei muito bem como é essa sensação de não querer largar o livro! Hahaha Eu não leria esse daí se não fosse pela sua resenha, aliás. Você me fez entrar no clima da história, e eu adoro coisas com conspirações. Hahah
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Ainda estou em dúvida quanto a ler este livro, ainda não conseguiu me despertar curiosidade suficiente... :/

    Bjs

    Roberta - www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Suzana!
    Eu estou muito ansiosa pra ler esse livro, mas a faculdade não quer me deixar em paz, as aulas só estão piorando (em pleno janeiro, eu sei). A história condiz com tudo que eu preciso: aventura, moral por trás do enredo, personagens bem desenvolvidos... E essa capa faz meu coração bater forte, me remete a Idade Média!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu adoro livros de fantasia, mas às vezes o que me incomoda é exatamente isso, muitas descrições, por isso fiquei empolgadíssima em saber que a autora é dinâmica nessa parte. Eu adorei a premissa e com certeza vou querer ler esse livro que você falou tão empolgadamente!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. É bom demais quando um livro pega a gente de jeito! Achei a proposta do livro muito interessante, sobretudo por pelo tom de fantasia da obra. Adoro! Parece que o livro traz reflexões importantes também. Nem sempre os que estão perto são confiáveis, mesmo. E às vezes nos surpreendemos com a lealdade de pessoas com que mal convivemos. Eu não gostei muito da capa, achei meio tétrica.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?

    Não leio muito esse gênero, mas gostei do enredo e, especialmente, dos personagens. Achei os nomes bastante convidativos e adoraria conhecer cada um. O senso de justiça e bravura que a história passa me deixou feliz e, com certeza, é um tipo de literatura que gosto bastante. Adorei sua resenha, parabéns, muito acertiva :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Adooooro livro que causa ressaca!!! XD Se não fosse pela sua resenha, eu tenho quase certeza de que nunca leria esse daí.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.