Desejo e Honra Início

Resenha #23: Desejo e Honra - Tatiane Durães

19.2.16Suzana Chaves Linhares


Título: Desejo e Honra
Autora: Tatiane Durães
Editora: Deuses
Páginas: 152
Ano: 2015

1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.  Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras. O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha. Uma jovem bonita, delicada e inteligente.  Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Olá Tudo bom? 

Hoje a resenha é sobre um livro que gostei muito, um romance de época, que se passa no Brasil. Ficou curioso? Então, venha comigo conhecer o livro da Tatiane Durães: Desejo e Honra.

Vamos conhecer Amanda. Uma ladra, mas não uma ladra qualquer: roubava apenas coisas luxuosas, de casas de duques, barões, condes...Uma super ladra, porque sempre conseguia sucesso em suas ações. A história se passa em Minas Gerais, na época em que existiam as grandes minas de ouro. Mas, o café começava a dar o ar de sua graça...Um momento histórico bem agitado e que combina com toda a trama.

Nosso contato com Amanda se dá com ela em fuga. Ela está fugindo dos guardas, foi acusada de assassinato. Não tinha amigos naquela cidade, e o homem que ela pensava que era fiel e amava, tinha lhe traído...Mas, ele vai ter o que merece.

Amanda pede abrigo na casa de uma moça: Alicia. Ela é uma meretriz (gostaram do termo? rsrsrs). Alicia teve sua vida salva por Amanda e estava na hora de pagar essa dívida de gratidão. Ela bate na porta de Alicia, ela acolhe.. Amanda explica que está sendo perseguida e precisa que a amiga a acoberte por um tempo, até ela encontrar um lugar para fugir.

"Pés descalços e maltratados corriam pelas ruas molhadas de paralelepípedo, com o máximo de cuidado para não escorregar. O motivo da correria era soldados que a perseguiam pelas ruas de Monte Fino. Ela ia ser presa."


Alicia tem uma tia que trabalha na bela residencia do Conde Leon, ela sugere para Amanda que lá seria um bom lugar para ela se esconder até a poeira abaixar...Amanda, sem ter outra opção, aceita a sugestão da moça. No outro dia, Lurdes vai visitar sua sobrinha Alicia e elas conversam sobre coisas corriqueiras. Claro que Lurdes não sabe que da profissão da sua sobrinha, pensa que ela faz trabalhos de costura. Alicia fala de Amanda, a apresenta e diz que ela está procurando trabalho. A senhora diz que pode arrumar algo na cozinha da casa do Conde...E assim, Amanda vai rumo a um destino bem diferente do que ela esperava.

A casa do Conde Leon, estava mais para um castelo. Um belo lugar, mas com um clima um pouco triste. O Conde Leon era um bom homem, mas também era amargurado. Tinha perdido sua esposa há alguns anos e não conseguia se recuperar...Nenhuma mulher conseguia chamar sua atenção, parecia que jamais amaria novamente...Isso, até ele por os olhos em Amanda.

A atração foi instantânea. Ela realmente era um bela mulher, mesmo com trajes de empregada era possível perceber isso. E claro, que o Conde começou a querer ser servido pela jovem criada...E a partir daí começa um intenso e belo romance.

É claro que o Conde Leon não sabe o passado da Amanda, mas garanto a vocês que isso não vai faze-lo deixar de ama-la. Ela se permite ser amada, mesmo quando a desconfiança quer tomar conta de seu ser. Mais do que normal ela pensar assim...tantas coisas aconteceram em sua vida, que dá medo se entregar da maneira que seu coração deseja.

Desejo e Honra me conquistou de cara logo na primeira página. Justamente, por causa da sua protagonista: ela não se vitimiza ou se faz de coitada...Não, ela é forte! Enfrenta de frente o que vier...E olha, que as situações que irão acontecer ao longo da história são bem fortes...Acho que nenhum homem iria suportar o que ela passou. Mas, para lutar por sua liberdade e inocência ela foi capar de vencer esses obstáculos.

Suzana, então ocorre uma redenção da personagem? Posso dizer que parcialmente sim. Ela quer se vingar daqueles que a acusaram injustamente, daqueles que lhe causaram dor...E ela consegue, e a maneira como faz isso não é nada romantizada.

Desejo e Honra tem uma escrita bem delicada, uma leitura bem fluida. Ela te prende do início ao fim, você fica na expectativa para saber o que vai acontecer. Li em E-book, portanto não posso falar da diagramação. Mas, posso garantir que a leitura foi bem rápida e não foi cansativa aos olhos. Para quem gosta de um bom romance de época com pitadas de ação e aventura, Desejos e Honra é uma boa pedida.

Então, o que acharão? Comente e me dê a sua opinião. Até a próxima !


Você Pode Gostar Desses

21 comentários

  1. Temos resenha desse livro lá no blog também. Ele foi lido pela Mari Ramos (que no caso é quem vos escreve no momento.rs)
    Lembro que recebi os primeiros capítulos e fiquei doida pela história. Queria porque queria saber como tudo continuava. O livro apresenta várias surpresas, entre elas a forma como aborda o período escravocrata brasileiro, mesmo sendo esta apenas uma história mais superficial e de fundo na obra.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Não sou fã dos romances de época, mas fiquei muito curiosa com esse, primeiro porque acontece aqui no Brasil, sempre ficava me perguntando porque fazer um livro que acontece em Londres se podia ser aqui mesmo, e segundo porque essa mocinha me pareceu muito boa, gostei demais das partes que contou do livro e anotei bem bonitinho sua dica ^^
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oieee,tudo bem?
    Gostei e muito dela ser uma ladra, acho que isso deixa o livro interessante. Ele também passar no Brasil é bem legal ♥
    Iria ler com certeza.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Eu amo romances de época ♥
    Pela capa (não gostei muito porque a moça está mais o estilo gótico que para o estilo da época), não leria o livro, mas fiquei muito curiosa. É dificil achar romances ambientados no Brasil, escrito pelos nossos autores né? Eu com certeza o leria, principalmente agora que sei do que se trata.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem? Nossa, achei interessante um romance de época situado no nosso país, li poucos livros que se passam em território nacional até hoje. Que bom que gostou da leitura!

    ResponderExcluir
  6. Amo romances de época, sendo de autores nacionais com certeza vai estar na minha lista de desejados. Amei sua resenha e vou sim ler e falar depois minhas impressões do livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não curto romances de época, mas esse eu leria só pra saber como a Amanda se vingou. Eu não o conhecia, mas, mesmo sendo de época, acho que a mensagem que ele transmite se encaixa bem em nossa sociedade.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Suzana,
    Eu amo romances de época, sempre me encanto por eles e quando acho que não posso me apaixonar mais, vem um livro e prova que posso sim.
    Gostei muito da premissa de Desejo e Honra, pois ainda não li nenhum livro que se passa no Brasil ou que possui uma mocinha que era ladra.
    Fiquei bem curiosa com a trama e espero ler em breve.
    Adorei sua resenha, está bastante instigante.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sempre que vejo a capa desse livro fico curiosa para ler.
    A história é do gênero que amo e que com certeza vai me arrancar suspiros.
    Adorei a sua resenha. Espero poder ler o livro em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Suzy!!! Que texto bacana!
    Esse é um dos poucos romances de época que gostei pacas! Acho que justamente por ser nacional e por ter uma linguagem acessível e fugir um pouco dos costumes da época (romances ingleses me dão coisas...)... Adorei a escrita da Tati, é bem leve e fluida. Ela soube montar um romance bem bacana!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler algo dessa autora.
    só vejo comentários positivos.
    abraços.

    ResponderExcluir
  12. Oie, Nossa, estou devendo essa resenha faz um bom tempo. Já li o livro, porém, estou naqueles dias em que nçao sair nada, sabe? travada para a escrita :(

    Linda resenha

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  13. Hello!

    Fiquei interessada no livro Desejo e Honra, ainda nao conhecia o Tatiane Durães e estou bem curiosa.
    Que bom que o livro te conquistou a historia parece ser dessas que te prendem mesmo, com um suspense no ar.
    Adorei a resenha sincera e a dica de leitura.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  14. Oi! Bem bacana a história ser ambientada aqui no Brasil, é tão difícil achar livros de época que se passem aqui. Não curti a capa, acho que foge do contexto... Mas provavelmente leria o livro. Sua resenha está ótima. Parabéns, beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  15. Oi!!

    Adoro história e a sinopse abrange bem o que acontecia no Brasil durante esse período, com toda a certeza iria ler só por retratar essa parte da história. Amei a resenha, e que pena que sua leitura foi em e-book, dado o conteúdo iria preferir o livro físico.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oi...

    legal ser um romance de época ainda aqui no Brasil, gostei disso...e essa capa de um "quê" de mistério que eu amei!!!!
    não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada!!!!

    linda resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Gosto dessas historias ambientadas no brasil, atualmente estou lendo As cronicas de Pindorama, e se passa no período que ainda haviam escravos. Adoro poder mergulhar nessas histórias que acontecem em nosso solo, além disso o período em que a história se passa é muito interessante. Vou procurar o livro pra comprar.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu adoro romance de época e já conhecia a obra e sou louca para ler. Que bom que gostou do livro, saber que ela prende no começo é muito legal. Estou precisando disso.
    Espero poder ler em breve ;)

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  19. Oie
    sua resenha está bem legal mas não é bem o que leio normalmente, o enredo está interessante e parece uma ótima dica para quem gosta do tipo de livro

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Suzana,
    Desculpe por não ter comentado em sua resenha antes. Adorei sua resenha, e fiquei muito feliz que tenha gostado da história. Sempre gostei de personagens femininas que não ficassem esperando serem salvas, mas que fizessem a diferença na história. E quando fui desenvolver esse livro, foi a primeira coisa que decidi.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Confesso que quando peguei este livro para ler pensei que fosse um romance cliché, mas logo nas primeiras páginas você se depara com uma protagonista ladra, sido traída pelo companheiro e pedindo abrigo à uma meretriz, foi demais! Amei a história, pena que é curtinha. :) Muito boa sua resenha. Bjs
    www.praxeliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

Visitas

Formulário de contato