11 de mar de 2016

# Drama # Início

Resenha #27: Mudanças - L.L. Alves


Título: Mudanças
Autora: L.L.Alves
Editora: Modo
Páginas: 188
Ano: 2014

O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?


Olá queridos leitores, tudo bom?  A resenha hoje é sobre o livro Mudanças, a autora nacional L.L. Alves...Vamos lá?

Vamos conhecer Verônica, uma adolescente de 15 anos e como toda adolescente, está na fase do medo, da dúvida e muitas vezes se sente perdida. O livro começa com uma discussão, o ex-namorado de Verônica, Jonatas, está gritando com ela falando coisas traumatizantes e a humilhando muito. As palavras dele machucavam muito, Verônica chorava muito...Mas, em  um momento ela tem forças  dá um belo de um tapa no rosto de Jonatas. Ele fica atônito e até levanta a mão para revidar, e nesse momento, aparece um garoto e evita que tal ato horrível aconteça.

"Sai de perto dela! - Alguém ameaçava, mas a garota apenas conseguia encarar o ex-namorado e ver tudo que tinha vivido passar em sua mente, tortuosamente. - Então você prefere bater em mulher porque sabe que vai ganhar? Escolhe alguém do seu tamanho, covarde!"


Verônica era apaixonada demais por Jonatas, era seu primeiro amor. Era o cara popular, era tão legal...Ela não acredita que ele tinha e apaixonado por ela, uma garota tão diferente. Enquanto suas colegas mostravam mais bonitas (na cabeça dela), Verônica se achava uma patinha feia e quando Jonatas começou a namorar com ela, parecia um sonho...Um sonho que se tornou um pesadelo, pois ao longo da história vamos descobrindo o caráter de Jonatas.

Verônica mora com os pais e seu irmão caçula, que é um fofo!! Ajuda nas tarefas de casa, fica em seu quarto, gosta de escrever. Mas, seu refúgio é a bela praça que há em sua cidade. Ela adora observar as famílias e também gosta de ir lá para pensar. Depois da briga com Jonatas, ela começou a se sentir pior ainda, se sentia burra, ingênua e mais feia ainda. E claro, vai até a praça e senta no balanço para pensar...E adivinha quem aparece para dar um oi? Sim, o garoto misterioso. Ele tem nome Suzana? Sim, se chama Carlos.

Carlos é um amor de garoto. É responsável, educado, sensível...Boa influência para qualquer pessoa. Se mostra bastante maduro e bastante paciente!! Sim, ele fez de tudo para se aproximar de Verônica, mas ela o repelia de todas as maneiras...Muitas vezes sendo grossa e com atitudes infantis, o que me deixava irritada! Mas, era compreensível seu comportamento: tinha passado por uma humilhação enorme, uma grande desilusão amorosa...Normal que não quisesse olhar na cara de um rapaz. Mas, Carlos não desiste e aos poucos vai conquistando o tão complicado coração de Vê (olha a intimidade).

"O amor começava a crescer e ela não tinha  menor ideia de como isso poderia ter acontecido tão rápido."


Carlos será de fundamental importância para Verônica passar por essa fase tão complicada que sua vida está. Não apenas a humilhação que passou, mas também problemas de saúde na família, conflitos com sua mãe e ate um evento muito grave que acontecerá com ela...Esse evento a deixará mis madura e vai transforma-la de dentro para fora.

O título tem tudo haver com o enredo. Vamos acompanhando as mudanças que ocorrem com Verônica, ela começa a perceber que a vida não é tão ruim assim. Ela começa  a se valorizar, a gostar de sim. Também percebe o quanto seus pais a amam e fazem de tudo pelo bem dela e do seu irmão. E vai descobrir que o seu coração não precisa ser fechado para o amor, não é porque sua primeira experiência amorosa foi ruim, que todas serão e descobriu que por mais que a vida possa ter seus dias tempestades, um arco-íris vai surgir depois de tanta tormenta.




Mudanças é um livro delicioso de se ler. Li em um dia e não consegui parar,  a escrita de L.L.Alves é magnífica! Ela te envolve demais na história, você não consegue soltar o livro. Eu realmente amei e virei fã dela!!



O livro é dividido em 25 passos (capítulos) e cada passo tem um título: Primeiro passo: Sofrimento...Segundo passo: Reconhecimento...E assim vai.




A diagramação? Foi a diagramação mais linda que já vi! Os inícios de cada capítulo apresenta borboletas no topo. Nada de páginas em branco: todas elas são preenchidas por lindas borboletas!

Eu amei a leitura, amei a história e recomendo pra todos, não importa a sua idade...Tenho certeza que muitos de nós já passamos por diversas dúvidas ao longa da vida e muitas vezes nos sentimos como Verônica: perdidos, parecendo que tudo está de pernas para o ar. E que mudanças são sempre bem vindas...Podem dar medo, mas é nesse momento que podemos nos transformar em lindas borboletas.

Gostaram? Me conte o que achou...Até a próxima!!

12 comentários:

  1. Suzy qu resenha linda!! Você é sutil e delicada, consegue com doçura e fluidez colocar em palavras os sentimentos que a obra te transmitiu. Parabéns, também amo e sou fã da escrita da autora.
    Beijos grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giu! Obrigada sua linda! Esse livro é doce e fiquei apaixonada demais. E foi um presente fofo que ganhei de você! Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Suzy
    A resenha está perfeita, fiquei encantada da forma que você apresentou a história e fiquei super curiosa para conhecer a vida de Verônica.
    Um livro cheio de aprendizagem, essa fase é bem complicada. Os adolescentes são cheios de dilemas e gostei de saber que é um livro cheio de sentimento.
    Amei, amei, amei
    Obrigada pela dica
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Que livro fofinho! Fique com vontade de ler, e o design dele haha adorei. Sério. Ótima resenha. Ficou muito bom, define bem o que é o livro sem dar spoiler. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Que livro mais lindo! Não é uma leitura que eu faria agora, mas com certeza entrará na minha lista! Gosto de livros mais delicados, que nos fazem refletir.

    ResponderExcluir
  5. Olá Suzana,
    Achei o livro bastante clichê no começo de sua resenha, mas depois fui me interessando. Fiquei curiosa para saber o que acontece de grave com a personagem e como ela lida com isso.
    Espero ter a oportunidade de ler e gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito da temática superação. Passar por cima de medos e traumas do passado para tornar-se uma pessoa mais forte, seguir adiante. Achei sua resenha ótima, porque fez ter vontade de ler o livro. Só não gostei de uma coisa... Quando ela dá um tapa na cara do rapaz é "finalmente tomou coragem" e quando ele ameaça revidar é "esse ato horrível"? Violência física é um ato horrível não importa de quem venha, na minha opinião e me desagrada quando é vista como um ato de coragem só porque foi realizado pela mulher. Isso, no livro, seria algo que eu definitivamente não gostaria.

    ResponderExcluir
  7. Oi Suzy!
    Sua resenha do livro da Lu ficou incrível! Acabei de ler o meu e a minha resenha sai em abril (achei melhor não liberar perto da sua... rs). É realmente um livro com uma das diagramações mais belas que já vi. E mesmo tendo um enredo voltado mais para o público juvenil, qualquer idade pode le-lo sem sentir chatice. Eu adorei, é bem leve, com toque certo de suspense e muitas lições!... <3
    bju!

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a resenha, ficou muito boa. Não conhecia essa obra e gostei bastante, pelas suas fotos a diagramação parece ser linda!

    Super beijo

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha deste livro, a sua é a primeira, apesar de já ter visto bastante o livro pela net. Gostei de saber mais a história através do seu ponto de vista. Acho que curtiria bastante a leitura. Essa diagramação está lindinha demais, eu amo borboletas e o seu significado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu já li algumas resenhas desse livro (Varias na verdade rsrs) mas a sua foi a unica que despertou a minha vontade de ler. Vou adiciona-lo a minha lista de desejados e coloca-lo entre os primeiros porque agora eu quero lê-lo de verdade rsrs.
    Parabéns pela resenha linda, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Suzana, sua linda!!! Morri com essa resenha!! Mil desculpas por demorar a comentar aqui, mas os últimos meses foram loucos rs Muito muito obrigada mesmo por todo o carinho. Adorei saber a sua opinião e fico feliz por ter causado todas essas emoções, lindona!

    Beijoss

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.