28 de jun de 2016

# Auto Ajuda # Editora Gente

Resenha: O mito da alma gêmea - Jean Cirillo, PhD

 Título:  O mito da alma gêmea - Os 3 passos para se livrar da ilusão e encontrar o amor de verdade.
Autora: Jean Cirillo, Phd
Editora: Gente
Gênero: Auto Ajuda
Páginas: 256
Ano: 2014
*Cedido em parceria com a Editora Gente*

O que é melhor do que encontrar o cara perfeito? Encontrar o homem da sua vida.
Responda rápido, você já fez alguma das coisas da lista abaixo?
  • Já riscou alguém da sua lista de paqueras após um único encontro?
  • Já desistiu de alguém porque ele não dava sinais de que fosse mudar?
  • Tem medo de assumir um compromisso sério antes da hora?
  • Tem um namorado que todos adoram – menos você?
  • Costuma decepcionar-se com os homens ao conhecê-los melhor?
Se disse sim para um ou mais itens da lista, este livro é para você.  Estamos num mundo que tem mais desencontros do que encontros, onde os términos superam os começos e no qual ter uma vida amorosa parece sonho de adolescente.
Deixe as ilusões de lado. O mito da alma gêmea traz os únicos três passos dos quais você vai precisar para encontrar a pessoa certa e mantê-la em sua vida. Afinal, o que todos queremos – todos mesmo, até quem tem medo de compromisso – é encontrar alguém que nos entenda, nos faça rir quando estamos tristes, que seja irresistível mesmo quando nos tirar do sério e que nos inspire a fazer planos para o futuro. Afinal, quem não quer ver a vida finalmente começar quando encontramos o parceiro que está ali para o que der e vier?
Em apenas três passos, abra-se para nunca mais procurar por uma alma gêmea e ganhe em troca o amor de verdade!



Olá leitores, tudo bom?
 
A resenha de hoje é sobre um livro diferente do que costumo ler, convido vocês a conhecerem O mito da alma gêmea.
 
Jean Cirillo é uma psicóloga norte americana e nesse livro ela fala sobre a desmitificação da alma gêmea. Será que existe? Ou é apenas algo que nos apegamos para encontrar o nosso príncipe encantado?


No livro, a autora tenta mostrar, do ponto de vista científico, como é o funcionamento do nosso cérebro e do nosso corpo como um todo, quando estamos interessados em alguém. Como muitas vezes podemos confundir uma emoção fugaz de algo mais duradouro.

"Não é difícil imaginar que tenha se apaixonado por vários tipos charmosos e carismáticos ao longo dos anos - do seu ídolo favorito àquele gostosão da academia, sem nos esquecer do senhor Darcy, de Orgulho e Preconceito" 

Mas, será que existe alma gêmea? Se não existe, o que é aquilo que sentimos quando encontramos alguém que parece que combina em tudo com a gente?
 
Segundo a autora, encontrar o senhor Perfeito-Para-Mim (palavras da mesma), seria uma ideia disparatada. Já que não existe ninguém perfeito e ficar idealizando algo assim pode ser pura frustação.


 
Não existe apenas um homem dos sonhos, aquele que vai corresponder todas nossas expectativas e quem sabe até ler nossos pensamentos (brincadeirinha). Mas, existem muitos homens que são o nosso Senhor-Perfeito-Para-Mim...Como assim Suzana?
 
Do ponto de vista científico, aquela química que muitos de nós já sentimos, pode acontecer com mais de uma pessoa. Quando se fala de química, está falando no sentido mais  literal da palavra. Dezenas de processos químicos ocorrem conosco quando nos sentimos atraídos por alguém, e isso não é um processo atual, ocorre desde os tempos das cavernas.
 
Mas calma! Se sentir atraída por alguém não significa que a pessoa seja o grande amor da sua vida. Pode ser apenas uma sensação gostosa que o sexo oposto despertou em você, mas que só dura uma pequena faixa de tempo.
 
Sabe aquele gato maravilhoso da balada, beijos foram trocados e tudo pareceu ótimo! Sim, estava ótimo naquele momento, naquele ambiente...Mas, vocês decidem marcar um encontro fora de tudo aquilo e nesse ambiente vocês percebem que não tem nada em comum, até o beijo ficou sem graça. Ou seja, a química/atração que vocês tiveram naquele momento foi fugaz e quando decidiram se conhecer melhor viram que não tinha nada em comum.

"Enquanto você se ocupa dos seus assuntos rotineiros, há uma infinidade  de processos que ocorrem independentemente de sua vontade ou consciência. São anos e anos de Biologia Evolutiva em ação, e mais seus genes que ditam quem seria um excelente partido para você - e quem não seria."



 
Jean Cirillo bate um papo bastante interessante com suas leitoras. Ela coloca em seu texto toda a sua experiência que já teve com diversos casais que ajudou.
 
Deixando claro que, em nenhum momento ela desmotiva você a encontrar o amor que tanto espera. Ela só explica que não existe essa idealização de alam gêmea que somos acostumados a ter.
 
E que essa idealização pode até ser maléfica para você, já que procura tanto alguém que lhe complete totalmente, aquele que sabe o que você deseja só de te olhar. Quando se depara que não consegue encontrar o par ideal, a frustração bate na porta...O que pode desencadear vários tipos de emoções negativas dentro de você, tornando-se uma pessoa amarga e com o coração fechado.






Ao longo da leitura ela dá várias dicas de como entender a si mesma e o que você realmente quer do seu companheiro, tudo no âmbito da realidade e não do fantasioso. No livro existem testes, formulários que são bons exercícios para tentar conhecer melhor seu lado emocional. A autora também coloca histórias de "almas gêmeas", são histórias de casais que ela atendeu e a partir daí nos mostra lições bastante interessantes.





A diagramação está ótima, as páginas são amareladas, a textura das páginas são agradáveis ao toque e a fonte usada deixa a leitura confortável. A capa é linda, apesar de ser simples. O coração na frente apresenta textura diferente do restante da capa. A escrita da autora é normal, como assim? Nada arrebatador, deixando claro que ela aborda também termos científicos, mas precisamente, da Biologia, para explicar as reações que ocorrem no nosso corpo. Mas, nada de complicado, ela fez questão de deixar tudo muito claro para quem lê. A leitura, para mim, foi parcialmente fluida, nada que te faça querer devorar o livro, mas também não é entediante.
 
Suzana, você gostou? Sim, gostei da leitura. Achei legal o modo como ela abordou o assunto, as dicas que ela apresenta nos capítulos finais e as reflexões que ela nos permite ter. Quantas almas gêmeas já tivemos ao longo da vida? Quanta vezes idealizamos um relacionamento perfeito? E muitas vezes percebemos que o queremos está mais perto do que imaginamos e acabamos deixando passar, já que estamos mais preocupadas em procurar a perfeição do amor perfeito? Vale a pena a leitura.
 
Gostaram? me diga ai...Até a próxima!




Site | Fanpage


15 comentários:

  1. Opa! Boa dica, excelentes fotos hein! Esse livro fiquei divido, leio ou não leio. Achei a premissa interessante, mas vou colocar na lista dos desejados pra garantir. Vou tentar ler nas férias.

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Faz muito tempo que não leio nada no estilo. Abandonei um pouco esse tipo de leitura.
    Eu cheguei a ler um livro que também falava sobre almas gêmeas, é um assunto interessante. Esse livro eu ainda não conhecia mas vou levar a dica.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Não conhecia o livro e parece ser interessante, espero em breve dar uma chance.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Suzy!
    Gostei bastante da sua resenha e do livro! Também não sou de crer em uma única alma gêmea, sempre em várias, imagina com tanto gente no mundo você somente ser perfeita para uma delas?! As chances de achar são mínimas pra não dizer impossíveis. O bom do livro é a leitura fluida e não entediante, pq é um tema bacana de se tratar do ponto de vista biológico e psicológico. Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostei bastante da premissa do livro e de como ele retrata a ideia da alma gêmea, e saber que é da editora Gente, editora parceira do meu blog, só me animou, e vai ser a proxima solicitação de livro que vou fazer. Achei a resenha bem desenvolvida e trouxe os pontos relevantes do livro.
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Tudo bem?
    Eu não acredito em almas gêmeas há um bom tempo, e achei interessante a autora discutir sobre o cara perfeito e aquele que vai te completar, pensamento que discordo completamente. Como você disse na resenha, não há um ser na Terra perfeito e também não há aquele aqui que te complete, já que somos completas em Deus, mas que iremos transbordar de felicidade ao encontrar aquele cara que é diferente para você, o tal do "perfeito para mim" hahaha Há defeitos, há manias chatas, mas quando gostamos de verdade, quando amamos, as qualidades sempre irão aparecer mais do que os defeitos, além da tolerância e a vontade de fazer dar certo.
    Ótima resenha!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Eu não acredito muito em almas gêmeas não, mas acho que todo mundo pode encontrar alguém que pode completá-lo, seja pelos sentimentos que nutre por esse alguém ou não sei...hehe' Não é o tipo de livro que eu leria, então... Acho que não o leria :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Então, não curto muito livros do tipo, mas esse parece ter o seu diferencial.
    Não acredito em alma gêmea, não sei explicar. Não existe alguém perfeito que vá lhe completar totalmente, até mesmo porque todos somos cheios de falhas.
    Contudo, existe alguém que vai nos fazer sorrir e nos sentir bem, mesmo que entre brigas e afins.
    Enfim, as fotos ficaram lindas e a resenha, ótima!

    Beijos!
    http://aguardandoogatobranco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ola Suzana gostei da premissa do livro, sempre nos agregam algo com dicas e situações que vivenciamos, adorei a capa do livro. Acreditar em alma gêmea acredito sim. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Amei a sua resenha!

    ☺puxa está incrível.

    Não sei se leria. Nunca li esse estilo. Mas se eu acabar lendo foi por causa da sua resenha tão bem escrita.

    😁
    Bjssss

    ResponderExcluir
  11. Amei a sua resenha!

    ☺puxa está incrível.

    Não sei se leria. Nunca li esse estilo. Mas se eu acabar lendo foi por causa da sua resenha tão bem escrita.

    😁
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Olá, confesso que não costumo ler livros desse tipo, mas achei interessante o conteúdo. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  13. Não é do meu costume ler livros dessa temática. Não acho que é uma leitura que vá me prender, mas acho que não custa ao menos tentar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá.

    Ainda não conhecia esse livro, achei super interessante a premissa dele, vou deixar anotadinho aqui o nome e procurar assim que tiver um tempo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    que legal sua resenha, acho que não conhecia mas o título chamou muuuito a minha atenção, bem interesse o que o livro apresenta e quero ler sem dúvidas, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.