A Canção de Alanna Aventura

Resenha: A Canção de Alanna - Tamora Pierce

30.9.16Suzana Chaves Linhares

Título: A Canção de Alanna - A primeira grande aventura - Livro 1
Autora: Tamora Pierce
Editora: Única Editora
Gênero: Fantasia/Aventura/Romance
Páginas: 256
Ano: 2015

*Livro cedido em parceria com a editora*

A coisa que Alanna mais quer no mundo é ser uma guerreira extraordinária, que vença batalhas e consiga ajudar as pessoas. Ela só tem um problema: no reino de Tortall, meninas não lutam, ou melhor, não fazem quase nada. Então, para realizar seu sonho, ela deve arriscar a própria vida tornando-se Alan de Trebond. Esta é sua primeira aventura, e pode ser a última caso ela não seja forte o bastante para superar as próprias limitações e controlar sua magia, que é mais poderosa do que a maioria das pessoas pode suportar. Para piorar, Alanna é a única capaz de combater o mal que se abateu sobre o reino de Tortall. Está em suas mãos salvar o herdeiro do trono e derrotar os seres milenares que habitam a terrível e amaldiçoada Cidade Negra. O fracasso não é uma opção. Sua grande batalha já começou. Ela pode morrer, ou pior: perder a própria alma para sempre! 

Olá leitores, como estão? Hoje estou trazendo um livro que amei ler, com vocês: A Canção de Alanna.

Vamos conhecer os irmãos Thom e Alanna de Trebond, filhos gêmeos do Lorde Alan. Eles estão com 11 anos de idade, o momento de deixar o castelo para aprenderem seus ofícios já havia chego. Poderia ser motivo de alegria, mas na verdade estava sendo de tristeza.


Thom não queria se tornar um cavaleiro, ele queria ser feiticeiro, amava a magia e queria fazer isso para sua vida toda, mas é claro que seu pai não aprovava tal ideia. Já Alanna sonhava em ser uma dama cavaleira, era ótima com espadas, arcos, rastreamento, tinha honra e determinação...Um verdadeiro coração de cavaleiro. Claro que jamais o pai ia permitir isso, ela iria para um convento aprender a ser uma dama...Como sair dessa situação.

Alanna tem uma ideia bem maluca: eles eram gêmeos, tinham cabelos vermelhos e olhos violetas, seus portes físicos eram iguais, vestido com uma capa não dava para diferenciar um do outro. Alanna propõe a Thom que eles troquem de lugar: ela vai para o palácio aprender a arte de ser tornar um cavaleiro e ele vai para o convento aprender com os padres as artes da magia. 

"- Amanhã papai vai entregar as cartas para o homem que treina os pajens e as pessoas do convento. Você pode imitar a letra dele e escrever novas cartas, dizendo que somos dois garotos gêmeos. - Você vai para o convento."

Depois de tudo ter dado certo, cada um dos irmãos seguem seus caminhos, os que realmente queriam seguir. Alanna vai para o Castelo de Tortall como Alan de Trebond, lá ela aprenderá  toda a arte de batalha e se tornará uma grande guerreira. Sim, você não leu errado, Alanna se passará por menino, e ela conseguirá por um bom tempo.

Logo ela descobre que se tornar uma guerreira não seria uma tarefa fácil. Muitas horas de estudos, aulas práticas, servir como serviçal. Tudo isso um futuro cavaleiro deve saber parta se tornar honrado e nobre. Com seu jeito impetuoso e sem filtros Alan/Alanna conquistas amigos de cara. Só que assim como seu irmão gêmeo, Alanna tem um Dom, uma magia muito forte e isso vai fazer muita diferença durante a sua jornada.


"Aos poucos, com cuidado, ela procurou dentro dela. Estava ali: uma bola minúscula de fogo, roxa, que crescia enquanto ela a cutucava com a mente."


As aventuras que ela passa são bem interessantes, apesar da pouca idade, é uma menina madura, que sabe o que quer e vai fazer de tudo para conseguir, vai se dedicar e mostrar seu valor. Ao longo de história, novos personagens vão aparecendo e deixando o enredo cada vez mais rico. 




O livro é uma delícia de se ler. Li em um dia e não conseguia parar! Tamora soube conduzir a história de uma maneira maravilhosa, a escrita dela é muito fluida, dinâmica, envolvente e objetiva. O livro tem apenas sete capítulos, todos muito bem escritos, em nenhum momento a história ficou corrida, ao contrário, cada capítulo foi bem construído, até mesmo com detalhes. É apenas o livro 1 e deixou aquele final desesperador de quero mais! (eu quero mais!!!)

"Ela estava apavorada: seu rosto parecia quente, as mãos tremiam. Se fracassasse, teria de deixar a corte. Aquele era o dia. Ela nunca se sentira tão forte e tão preparada."


A diagramação está ótima, folhas amareladas e fonte super confortável para leitura. A Única Editora fez um belo trabalho de capa e retratou muito bem a Alanna e todo o ambiente do livro.




Eu amo fantasia medieval e esse livro entrou para a minha lista de queridinhos com toda certeza! Se você gosta de fantasia, que passa em um período de reis e rainhas, com uma história dinâmica e personagens apaixonantes, então A Canção de Alanna foi feito para você!

Até a próxima!



Você Pode Gostar Desses

25 comentários

  1. Olá. Fantasias medievais não é meu forte, mas achei esse livro particularmente Fofo (capa e resenha) e me deu vontade de ler. Dica anotada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amei essa resenha. E o irmão no convento, como ficou a vida dele?
    Anotado aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    ^Já vi que o livro é bem envolvente, e ainda traz uma história que vicia e não consegue mais parar. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas estou bem interessada nessa trama. Acredito que vou gostar bastante dessa trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Adorei a trama do livro e sua história parece bem envolvente, então já está anotadinho..!
    Ótima resenha!
    Beijos, Isa
    belacultblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Pra falar a verdade não me agradou muito a história. História sobre a era medieval não é meu forte, e acabo ficando bem desmotivada :/ Mas parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Pra falar a verdade não me agradou muito a história. História sobre a era medieval não é meu forte, e acabo ficando bem desmotivada :/ Mas parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Oi gosto de livros desse gênero e fiquei interessada após a sua resenha. Me lembrou um pouco Mulan rs O qual sou apaixonada. Quero esse livro pra ontem.
    Parabéns pela parceria e pela resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Fiquei super interessada no livro ao ler sua resenha! Uma fantasia medieval com uma protagonista destemida que se disfarça de homem para lutar (sim, nada de donzela em perigo!) é certamente o tipo de história que me agrada! Parabéns pela parceria!

    dueloliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Então, eu não curto muito esse gênero de fantasia, ou medieval, ou fantasia medieval hahaha. Mas fico feliz que tenha gostado e que a autora tenha escolhido criar uma personagem feminina forte, acho isso muito importante. A capa ficou muito linda também :)

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, adoro fantasia e curti bastante a resenha. Não conhecia a obra, então adorei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. não sou muito fã desse tipo de história, mas sua resenha está show!

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Oláá Su,
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada.
    Vlw pela indicação!
    Bjoos

    ResponderExcluir
  13. Oiii Suzana, tudo bem?
    Infelizmente dessa vezz a obra em si não despertou meu interesse, adoro os livros da Unica, mas esse não me atraiu, por isso irei pular a dica, mas parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. oi tudo bem?

    parece bem envolvente a história, fiquei curiosa pra saber se ela vai conseguir,
    adorei sua resenha. eu não conhecia esse livro, mas vou dar uma chance a ele beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/2016/10/projeto-escritores-anonimos.html

    ResponderExcluir
  15. Oi Suzana! Tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas fantasia não é o meu forte literário. Não vou dizer que não lerei, mas no momento passo a dica! Parabéns pela resenha, ficou muito boa.
    Bj

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas a ideia de toda a formação de um heroi ou heroina deixa tudo com um toque especial. Gostei da capa e diagramação dlivro, a Única sempre tem uma ótima formação em seus livros.

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Desconhecia a obra, mas de cara já fiquei muito curiosa por se tratar de fantasia, um gênero que gosto muito. Principalmente quando aborda magia e feiticeiros!
    Fiquei bem curiosa para conferir a formação deles quanto heróis e os gêmeos parecem ser realmente personagens apaixonantes.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não conhecia o livro mas adorei a indicação! Me deixou curiosa. Quando li o nome da autora a primeira vez, achei que fosse "Tamara" hahaha já ia falar, olha uma xará minha dhuahdusa Mas voltando à história, ela me lembrou um livro que li na infância/adolescência em que uma menina também se disfarçava de menino para demonstrar que era capaz e tals.
    Enfim, parabéns pelo post, gostei bastante!
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Nossa, não conhecia o livro mas fiquei muito animada e curiosa para ler, porque também adoro muito histórias de fantasia. Fiquei até surpresa pelo livro ter apenas sete capítulos, acho que leria inteiro em apenas um dia também.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Fantasia assim eu quase não leio, mas gostei da sua resenha e da história de Alanna. Essa vontade dela em fazer de tudo pra se tornar uma guerreira. Bem legal. ^^
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  21. Oi, Suzy! Amo fantasias medievais. Nunca tinha ouvido falar do livro, mas já me interessei com certeza. Assim que tiver tempo vou ler. E já imagino que eu vá gostar tanto quanto vc. Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Acho que já li algumas resenhas a respeito desse livro antes, mas eu não curti muito a premissa dele *-* não sou muito fã de fantasias, e também não sou fã de histórias medievais, então a mistura de ambos com aventura não me chamou a atenção *-* Mas fico feliz em saber que você gostou da história e da personagem :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Sempre leio resenhas positivas sobre o livro, mas infelizmente a premissa não chama minha atenção embora tenha pontos positivos que eu curto, como uma protagonista forte.
    Não sei se é pelo fato de ser uma fantasia medieval, mas enfim. A resenha ficou ótima, realmente a diagramação está linda e tomara que um dia o livro chame minha atenção.

    ResponderExcluir
  24. Oi Suzana!
    Me encantei com o livro, também amo fantasia medieval e já coloquei esse na listinha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi, Suzy!
    Adorei sua resenha! Também curto fantasia medieval (mesmo que não tanto quanto as fantasias mais comuns) e acho que, mesmo sendo uma leitura juvenil, eu adoraria. A capa é bem bacana, dá o tom ao que você disse sobre o livro. E se você leu em um dia, é pq é legal mesmo!! Vou conferir! beijo!!

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

Visitas

Formulário de contato