Resenha: O Sinaleiro - Charles Dickens

Título: O Sinaleiro
Autor: Charles Dickens
Editora: Aras Llibres
Gênero: Fantasia, Suspense, Terror
Páginas:80
Ano: 2014

Um fantasma ameaçador sobre os carris do comboio, cujas aparições junto a um túnel escuro anunciam tragédia e morte, assombra o protagonista de "O sinaleiro". Tanto nesta história como em "Para ser lido ao crepúsculo" temos uma amostra da dedicação prolífica de Charles Dickens para com as histórias de terror narradas em frente à lareira e a cultura popular, mas também do seu papel na exploração da psique vitoriana, sempre dividida entre dualidades: a tradição rural e a revolução industrial, o espiritual e o científico, o relato bíblico e as propostas de Darwin.


Olá leitores, como estão? Hoje trago um conto bem interessante, misterioso e um pouco arrepiante. Ele foi escrito em 1866, no Século XIX por Charles Dickens. Li esse conto quando estava estudando para prestar o vestibular em 2005 (faz tempooo) e fiquei bem impressionada como a história se desenvolveu...Vamos à resenha!

O conto é narrado pelo ponto de vista do narrador, não é citado seu nome, sabemos apenas que é um homem. Ele está em perto de uma estação ferroviária, não uma estação de desembarque, seria como uma estação de controle e apoio. Ele vê o sinaleiro perto da entrada do túnel da ferrovia, curioso para saber como funciona a estação, ele pede para descer e conhecer o local.



"Ei! Aí em baixo!" Olhando ao longo da via, ele virou-se novamente, e, levantando os olhos, viu o meu vulto bem em cima dele. "Há algum atalho por onde eu possa chegar aí para conversarmos?" Sem responder, ele ergueu os olhos para me ver e eu olhei para baixo. "



O sinaleiro permite que ele desça e assim ele conhece esse estranho curioso, ambos são bons homens e começam a conversar. O sinaleiro mostra sinais que está preocupado e até mesmo perturbado, o homem pergunta o motivo para tanta inquietação e ele decide contar ao visitante o que lhe deixa tão inquieto.





"Uma noite enluarada", disse o homem, "eu estava sentado aqui quando ouvi um grito: 'Ei! Aí em baixo!'. Pulei, procurando a porta, e vi essa imagem em pé na luz vermelha perto do túnel, gesticulando como lhe mostrei. A voz parecia rouca e bradava: Atenção! Atenção!'. E novamente: 'Ei! Aí em baixo! Atenção!'

O sinaleiro contou que toda vez que ele via essa aparição ou fantasma, ago terrível acaba acontecendo na linha do trem. Era como se fosse um anúncio de que uma tragédia estaria chegando e isso deixava o pobre homem bastante confuso e agoniado. O visitante disse para ter calma, que só poderia ser uma infeliz coincidência, nada para ficar assim tão alarmado. Mas, o sinaleiro tinha certeza que aquele fantasma tentava dar um aviso para ele.

"O inominável horror que me oprimia passou num momento, pois logo notei que o espectro era um homem de verdade. Ele parecia estar a repetir o gesto para um pequenino grupo parado a certa distância. A luz de perigo ainda não estava acesa. No poste, vi um abrigo pequeno e baixo, inteiramente novo para mim, feito com alguns suportes de madeira e lona. Não era maior que uma cama. "

O que acontece depois deixa o visitante sem chão, se ação....Naquele exato momento ele entendeu a preocupação e o medo do sinaleiro, e também entendeu o que aquela aparição queria tanto dizer.

Bom, a história desse conto é ótima! O final é de deixar a boca aberta, você imagina mil coisas sobre a aparição e suas mensagens, menos o que realmente acontece. A escrita de Dickens é fluida e te prende, a atmosfera criada ao longo da narrativa é cheia de mistério, deixando o leitor bastante curioso. 

O conto  O Sinaleiro está disponível na internet, é uma leitura bem rápida e bastante proveitosa. Também há um curta  metragem baseado na história, está dividido em quatro partes. Eu assisti e a adaptação foi bem feita, está em inglês.




Até a próxima!

24 comentários:

  1. Oieee, tudo bem? Não conhecia esse conto, mas confesso que fiquei interessada! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não curto muito contos e quanto a leitura digital não é comigo! Tive uma experiência que fez com que eu recusa-se todos os tipos de livro digital e tão sedo não quero ler esse tipo de leitura. Mas até que essa sua indicação é bom! Ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  3. Nossa!
    Amei a resenha e quero ler já, vou ver se tem em e-book na Amazon
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzana,
    Nossa que legal esse conto, fiquei super curiosa.
    Eu e meus colegas de trabalho sempre falamos de livros de terror e será ótimo ter um conto para apresentar para eles e ainda mais sendo de quem é.
    Eu estava lendo tua resenha e os quotes e sabe aquela angústia de quero ler mais, hahahaha mas aí seria spoiler e você parou de contar. Socorr, quero saber o resto, já vou procura.
    Abraço e Bons Livros ❤

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Confesso que realmente eu não conhecia a obra e de certa maneira me apaixonei e fiquei surpreendida, diante de tantos detalhes que assim me animariam a ler, parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Dickens é uma ótima leitura, sempre detalhista sem ser chato. Eu lei alguns contos, especialmente em antologias (até pq escrevo também) e também gosto de não nomear personagens, acho q isso dá uma certa liberdade ao leitor para nomear conforme seu desejo, e também dá um ar misterioso ao personagem, mas depende do intuito do conto. Abçs!

    ResponderExcluir
  7. Oiee,
    Menina faz muito tempo que não leio Dickens, não conhecia esse conto, mas a tua resenha me fez querer muito poder fazer essa leitura, adoro contos de terror e pelo que percebi você curtiu demais né? Vou procurar pra ler depois.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiiii!!
    Nossa eu gosto demais de contos e esse que você resenhou me deixou com muita vontade de ler. Vou vasculhar na net para achar.
    Parabéns pela resenha!! Conseguiu me deixar muuuuuuuuiito curiosa rs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. oi ^^ adoro contos e nossa eu sou bem curiosa pra ler coisas do autor, mas até hoje não criei vergonha na cara.
    confesso que não conhecia esse conto dele.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não tenho o costume de ler contos, mas estou aderindo cada vez mais, mesmo ainda achando que eles não trazem um aprofundamento nos personagens que gosto muito (sou fã de séries com 300 volumes para acompanhar os personagens por bastante tempo).
    Gosto muito de fantasia e estou aderindo ao suspense, então fiquei bem curiosa para conferir e vou procurar, já que disse que está disponível na internet.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li nada do autor e não curto muito contos, embora tenha achado a premissa interessante.
    Não leria no momento, mas anotei a dica para ler futuramente.
    Fiquei curiosa sobre o curta metragem, vou tentar assistir!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, o conto parece ser bem legal e com um mistério que prende o leitor *-* Mesmo não lendo muito contos vou anotara dica e ler assim que tiver uma chance *-*

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Estou ficando um pouco seletiva com leituras e eu ão gostei muito da premissa e por ser um conto ficou menos atrativo. Mas espero dá uma chance quem sabe mais na frente. Mas a sua resenha esta bem explicativa.
    Amanda M.

    Os nós da rede.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Nunca li nada do autor, mais eis que sua resenha me incentivou muito, gostei da premissa do conto e espero ler em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Olá
    não conhecia o livro mas tem um enredo bem chamativo e interessante para quem curte o gênero, quem sabe eu arrisque qualquer hora

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Acho que nunca li nada de Dickens, mas já ouvi falar muito dele.
    O enredo não é bem meu estilo de leitura, mas como sou apaixonada por conto daria uma chance e acho que não me arrependeria.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ainda não li nada de Dickens e esse conto parece mesmo ser muito bom. Assim que eu tiver um tempinho vou procurá-lo para ler. Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Até hoje só li um livro do Dickens e não conhecia este conto.
    Gosto bastante quando algo tão antigo desperta o interesse até hoje em dia. Marquei aqui pra lê-lo.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  19. simeia silva14.9.16

    Não li nenhum livro do autor ainda, fico meio com preguiça por cismar que a escrita seja muito rebuscada, apesar de curtir esse tipo de escrita. Mas gostei do conto, uma boa pedida para colocar na listinha de leituras de terror no Halloween.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Suzana. Nunca li nada do Charles, mas ele é super bem recomendado. Como terror e suspense são meus gêneros favoritos, eu com certeza irei ler esse livro. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  21. Oi Suzana!
    É tão raro vermos resenha de clássicos ultimamente que fico super impressionado quando leio alguma! Adoro Charles Dickens, Oliver Twist é um dos livros mais lindos que já li, mas não conhecia esse conto. Vou procurar para ler, me interessei muito por esse tal final misterioso, rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. dickens é rei mas nunca li nada dele acredita nisso? pode isso? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que livro incrível!!! Fiquei morrendo de vontade de ler e um pouquinho de receio porque tenho medo de livro de terror :( Ouço falar super bem desse autor, acho que vou dar uma chance pra ver se quebro esse meu medo.. hahaha

    ResponderExcluir
  24. Menina ainda não li nada do Dickens que vergonha!!!!
    Fiquei super curiosa e vou ter que achar esse conto pra ler, muita maldade não ter dado nem uma pista do final dona suzana!
    Amei a resenha, sério você arrasa!Beijocas

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

© Entre Livros e Pergaminhos - Desde 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo