Resenha: O Adulto - Gillian Flynn


Título: O Adulto
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Gênero: Suspense/Terror/Romance
Páginas: 64
Ano: 2016

Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

• Gillian Flynn figurou nas principais listas de mais vendidos do Brasil com o best-seller Garota exemplar e seus livros somam mais de 200 mil exemplares vendidos no país.
• O adulto, vencedor do Edgar Award de melhor conto de 2015, foi escrito por Gillian a pedido de George R. R. Martin e publicado pela primeira vez em uma antologia organizada pelo autor.


Olá leitores! Hoje trago a resenha do conto O Adulto, de Gillian Flynn. Vamos lá?

Essa é a primeira obra de Gillian Flynn que leio, o máximo que cheguei perto de algo dela foi quando assisti Garota Exemplar, e gostei bastante!


Vamos conhecer uma jovem, que tinha o apelido de nerd, teve uma infância um pouco difícil e, junto com sua mãe, faziam de tudo para tentar sobreviver. Depois de crescida, começou a trabalhar em um local peculiar, onde fazia trabalhos manuais. Como eram movimentos repetitivos, acabou adquirindo a Síndrome do Túnel de Carpo e assim foi remanejada para outra função: ser vidente. E assim, enganando as pessoas e dizendo ver o futuro e o que atormenta as pessoas, que ela conhece Susan Burkes.

"Era extremamente bonita, mas tão desconfiada e nervosa que você não se dava conta de que era bonita até olhar muito para ela"

Susan vai em busca de ajuda, pois acredita que algo sobrenatural está rondando sua casa e está afetando seu enteado Miles. Esperta, a moça vê ali a chance de começar um novo negócio: o de limpeza espiritual de casas. Ela decide ir à casa de Susan e fica bem impressionada.

Por fora é um belo casarão estilo vitoriano, com uns aspecto um tanto sombrio, mas mesmo impressionante. Por dentro, uma reforma deixa o interior da casa no melhor estilo moderno da arquitetura. Susan começa a explicar o que acontece na casa e a jovem fica atenta, para  não deixar passar nenhum detalhe.

" - A casa range a noite toda - contou ela. - Quer dizer, quase geme. Não deveria. Tudo aqui dentro é novo. A porta de Miles bate em horas estranhas. E ele...ele está piorando. É como se algo tivesse se instalado. Uma escuridão que Miles carrega nas costas."

A jovem conhece o garoto Miles, realmente é uma figura de dar medo. Olhar fixo, sombrio, se move como uma sombra e as vezes começa a gritar, uma criatura de dar medo mesmo .

"Ele era pequeno para a idade. Rosto pálido e queixo afilado, os olhos negros que refletiam a luz, como os de uma aranha. Avaliando."

A história tem uma reviravolta impressionante. Gillian Flynn vai te conduzindo, te fazendo acreditar em tudo que o enredo vai mostrando. Mas, ela muda a direção da história e você fica de queixo caído. Sim! Você pensa que vai acontecer algo muito ruim dentro daquela casa e com aquela família. Você pensa que a jovem é a única que poderá resolver tudo e conseguir a sua redenção...Só que não!

Confesso que fui pega de surpresa, não esperava essa mudança no livro e muito menos o final! Mas, gostei bastante de ter sido surpreendida. Na verdade, gostei bastante da escrita de Flynn, do modo como ela conduz o leitor e de como constrói o clímax de tudo.

É um conto realmente bem legal e instigante, recomendo a todos!

Até a próxima! 

 

17 comentários:

  1. Nossa, não sabia que esse livro tinha essa premissa ;OOO Realmente me impressionei e gostaria muito de ler quanto tiver oportunidade! Sua resenha ficou ótima, bem objetiva e sucinta, adorei!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Desde que, infelizmente assisti Garota Exemplar antes de ler o livro (e por sinal, amei o filme) fiquei muito interessada pelos livros da Gillian Flynn <3 Amei sua resenha! Me deixou ainda mais curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Cara ainda não li nada dessa autora e não pretendo porque sinceramente, thriller não dá pra mim, mas e legal quando a escrita surpreende a gente. São geralmente as melhores leituras. Eu indico que se aventura em garota exemplar. E o livro mais comentado dela e tenho amigos que leram e curtiram.

    Abraços
    David
    territoriogeeknerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o número de páginas me perguntei se era um conto antes mesmo de ler sua resenha... rs... Nunca li nada da autora, e confesso que não tenho muita curiosidade, apesar de amar o estilo. Esse conto parece ser bem interessante, vou procura-lo e talvez, se curtir eu dê uma chance para a autora.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Nunca li nada de sua autoria, mas fiquei bem curiosa para conferir os acontecimentos tenebrosos que cercam Susan e o que ela irá fazer para conseguir escapar deles (se é que isso é possível).
    Estou intrigada para saber o final e porque você foi surpreendida. O livro já está na minha lista de leituras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    Pra ser sincera pela capa não leria não.. nem pelo título, que não me instigou nem um pouco.
    E embora sua resenha esteja muito boa, não sei se leria o livro não... afinal não me chamou a atenção.

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  7. Oii! Eu já li esse conto no livro O Príncipe de Westeros, do GRR Martin. Quando eu comecei a ler a resenha eu pensei: eu conheço essa história de algum lugar. Daí quando vc disse que ela foi escrita a pedido do Martin pra seu livro eu lembrei que eu tenho ela aqui.
    Não achei aterrorizante, mas achei muito bem escrita. E no fim vc se surpreende mesmo!
    A única dúvida que ficou pra mim foi sobre o gato.. Hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, parabéns pela resenha. Eu nunca li nada da autora mas acho o máximo o enredo e as temáticas que ela aborda, tramas psicológicas <3

    Vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu tenho Garota Exemplar aqui mas nunca tive a curiosidade de ler, acredita?
    Fiquei muito interessada por esse livro também, posso ver o porque que a autora é considerada uma das melhores do gênero.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá Suzana =)
    Eu conhecia o livro mas não imaginava que ele fosse tão bom quanto você descreveu. Ótima resenha por sinal. Gosto de histórias com reviravoltas impressionante, costuma ser as melhores. Vou anotar a dica. Beijos'

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros com reviravoltas que nos deixam de queixo caído, mas tenho receio de ler algo da autora, acho que os livros dela não fazem muito o meu estilo. Como essa obra é bem mais curta, talvez eu me arrisque só pra conhecer o estilo dela, já que a premissa parece interessante.

    ResponderExcluir
  12. É tão bom quando somos surpreendidos em uma leitura, né?
    Tenho muita vontade de ler alguma história da Giulian, mas confesso que tenho um pouco de medo e receio ainda.
    Adorei a dica e espero conseguir ter coragem para ler algum dia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oi Su, sua linda, tudo bem?
    Pronto, estou mega curiosa!!!!! O que foi que a autora fez? Pois ao que tudo indica sabemos o que se passa na casa e com ele. Como pode ser diferente disso e ser tão surpreendente? Não sabia desse conto, mas já foi para a minha lista com certeza. Impossível resistir depois da sua resenha que está ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Gosto muito dos livros da Gillian e com O Adulto não foi diferente, um dos melhores contos que já li e mesmo que ela não mencione o nome da protagonista, fiquei muito encantada com a obra.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Assisti ao filme Garota Exemplar e achei um filmaço, então estou doida para ler o livro (pq, convenhamos, todo mundo sabe que o livro é melhor do que o filme). Desde então tenho imensa curiosidade nos livros da autora. Saber do conto só me deixou mais intrigada! Ficarei de olho para quando estiver em promoção e baixar pra mim! ;)

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Que bom que gostou tando do conto! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas quero muito pois sou fã da autora. Super indico a leitura de Garota Exemplar! Gostei muito da resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Confesso que achei que este livro seria mais um clichê, mas a reviravolta drástica que você falou mudou minha visão sobre ele. Já li Garota Exemplar e gostei.

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.

© Entre Livros e Pergaminhos - Desde 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo