Resenha: Depois do Jantar - Nuccia De Cicco



Título: Depois do Jantar
Autora: Nuccia De Cicco
Editora: Independente
Gênero: Drama
Páginas: 38
Ano: 2016

Toda família tem um segredo. Mas o segredo de Matilde é conhecido por todos os vizinhos. Ela culpava sua beleza, agora já perdida, por estar naquela vida. Mas , tudo naquela noite, sentia-se contente: iria acabar com os onze anos de dor e humilhação impostas pelo marido Roberto a ela e sua filha Isabela.



Olá leitores, tudo bom?

Hoje trago mais um conto da autora parceira Nuccia De Cicco, vamos conhecer Depois do Jantar.


O conto começa na cozinha de Matilde, uma mulher simples, que morava com sua filha Isabela e seu marido, Roberto. Moravam de aluguel em uma casa bem simples localizada em um bairro qualquer.

Matilde não trabalhava, tentou fazer faxina, mas os mal tratos recebidos ao longo do casamento, a deixaram aleijada, sempre arrastava as pernas. Restando apenas a costura, para conseguir um dinheiro para arcar com as despesas da casa. Sua filha Isabela, estudava e sempre fazia o dever de casa em uma mesa da sala.

"Matilde saiu da cozinha, capengando e arrastando os chinelos, com um objeto enrolado no pano de prato em sua mão direita. Dirigiu-se ao sofá, ajeitou algumas almofadas velhas com a mão livre"

O marido, um homem grosso, maltratava sua esposa. Roberto se achava uma cara super experiente, não parava em emprego por que sempre achava que era demitido por não entenderem sua "genialidade". Se envolvia com jogos e bebia todas as noites. Sempre chegava em casa bêbado e queria que tudo estivesse pronto e se não estivesse do seu jeito, tinha que dar uma lição em Matilde.

A pobre Matilde fazia de tudo para proteger a filha, seja de perigo físico ou sexual, já que percebi o modo como Roberto olhava para a própria filha. Nessa noite, ela deixa queimar o arroz, pois estava entretida na novela, ficou nervosa pois sabia como Roberto iria reagir. E assim aconteceu.

"Após o nascimento, tentou protege-la ao máximo, e tudo correu bem até dois anos atrás. Agora, a situação piorava, pois o corpo dela começava a dar os sinais da adolescência."

Quando chega em casa ele vê a filha terminando a lição de casa, ela vai correndo para o quarto. Roberto vai para a cozinha e percebe o gosto do arroz. Isso o deixa enfurecido e ele vai até Matilde para lhe dar uma lição...Só que nesta noite, Matilda está preparada...Será tudo ou nada.

"E, como um círculo vicioso, a raiva aumenta, porque agora além de imbecil, Matilde aparentava ser fraca e vulnerável. Era hora de quebrar essa corrente."

Isabela escuta toda a briga de seu quarto, encolhida em sua cama, ela escuta a mãe revidar. Gritos, barulhos de coisas caindo e quebrando...O resultado dessa noite irá mudar o destino da pobre Isabela...E não é para melhor.

Um conto dramático e forte! Como sempre Nuccia nos surpreende na sua escrita, ela começa com uma narrativa bem objetiva, quando você menos espera, ela vai gradando para algo mais dramático e pega o leitor de surpresa!

Os personagens foram bem construídos, confesso que fiquei com raiva e nojo do Roberto e fiquei feliz quando Matilde decide tomar uma decisão. Meu coração se partiu por Isabela, desprotegida naquele lar desfeito, somente com sua mãe para protege-la...Depois nem mais isso. E imaginar que a história desse conto acontece em vários lares ao redor do mundo. 

O desfecho da história é bem forte. E foi um final perfeito para o enredo. Novamente, Nuccia De Cicco nos mostra outra faceta de sua escrita, posso dizer que ela é uma escritora bastante versátil. Ela vai de uma escrita autobiográfica até ao terror. De um romance doce até uma suspense bem dramático.

Se você nunca leu nada da Nuccia, recomendo bastante, tenho certeza que você vai amar.

Até a próxima!


10 comentários:

  1. Suzy, sua linda!!!
    Fico imensamente feliz que tenha gostado deste conto, apesar da carga dramática e triste que carrega em cada parágrafo. É uma ficção, mas baseado em casos reais. Muito obrigada por mais esta resenha, é uma parceria incrível! Beijo enooooorme!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Sempre tive vontade de ler algo da Nuccia, sua resenha me deixou super instigada a ler esse conto.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Suzy!
    Confesso que ainda estou impactada pela sua resenha, sei que o livro se trata de um drama na qual muitas famílias vivem mas não imaginava que seria algo tão real assim e confesso também que fiquei louca pra ler, pois gosto de contos/livros com uma temática verídica. Sua resenha não deixa nada a desejar e torci também para que Matilde consiga revidar a altura e que Isabela encontre seu lugar ao sol, mas pelo visto não é assim que as coisas acontecem né? Infelizmente Isabela será uma criança traumatizada e espero que Roberto tenha sido preso ou pior.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Adoro este tipo de conto, até já escrevi um com a mesma temática. Pelo que você disse e pelos quotes parece ser bem emponderador para as mulheres, a ideia de dar um basta no que o marido faz a personagem passar. Bem interessante! Onde eu encontro para ler? Tem no wattpad?

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que resenha sensacional!!!!! Você me deixou com vontade de conhecer a história desse conto e saber qual será o final. Parabéns!!

    Beijos
    https://pequenosinfinitosz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Suzy!!
    To aqui aflita pra saber o que aconteceu! Chocada com tudo isso. E o pior é saber que esse tipo de situação acontece e não é incomum. Fico muito triste com isso. Eu já li o Pérolas da Minha Surdez e amei o livro, amei a escrita.. A Nuccia é um amor de pessoa e mega talentosa. Com certeza vou ler esse conto, não só por ter sido escrito por ela, mas porque fiquei angustiada aqui querendo saber o desfecho.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei esse conto e a premissa.
    Gosto de tal genero e que capa lindaa

    ResponderExcluir
  8. Tem um livro da Nuccia, Pérolas da minha surdez, que tenho muita vontade de ler, mas esse não me interessou. Sinceramente, achei forte demais pra mim, não tenho estômago para obras que abordam a violência doméstica.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade. Com certeza a história desse conto, acontece muito bom aí. Imagino os horrores que Isabela deve passar com o pão que tem. Com certeza uma história forte.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse é o segundo conto que conheço de nuccia e ela tem uma escrita fortíssima, temáticas sérias e bem elaboradas... meu deus, que mulher inteligente! quero ser assim quando eu crescer...
    Gostei muito desse, vou procurá-lo!
    bjs
    :)
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

E, sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.