12 de dez de 2016

Resenha: Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian



Título: Olho por Olho
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Gênero: Chick-Lit/Romance/Drama
Páginas: 320
Ano:2013
Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…
Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. 
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Olá leitores! Tudo bom? 

Sabe quando temos uma fila sem fim de leituras? Alguns livros passam na frente, vamos protelando a leitura de outros e algumas vezes perdemos a chance de ter uma leitura bem proveitosa. Foi o que aconteceu com esse livro, já tenho ele no Kindle há mais de um ano e sempre outros livros entravam na frente...E como me arrependi! Um livro intenso, empolgante do início ao fim! Vamos a resenha.


Primeiro, vou apresentar os personagens principais para vocês. Assim, fica mais fácil para contar a história.

Lillia - Líder de torcida. Uma garota rica, educada, inteligente, sempre com notas altas e bastante vaidosa. Ela é a melhor amiga de Rennie. Não é uma pessoa ruim e não gosta de fazer coisas que possam chatear o próximo. Está no último ano do ensino médio.

Kat - Uma garota bastante destemida. Um pouco rebelde, mora com o pai e o irmão. É órfã de mãe. Sua maior vontade é terminar o último ano na escola, ir para a faculdade que deseja e nunca mais voltar para a ilha Jar. De vez em quando tem um Affair com Alex.

Mary - Uma garota que sofreu bullying na sua pré-adolescência. Isso quase acabou com sua vida. É insegura, triste e nutre um amor por Reevie. Mora com sua tia um tanto estranha.

Rennie - Capitã das líderes de torcida. Uma garota mesquinha, que sempre que estar no centro das atenções, faz o que for necessário para conseguir o que deseja. É "amiga" de Lillia...Será?

Reeve - É o quarterback do time de futebol americano da escola. Um grande atleta, mas não tem noção de quanto suas atitudes podem machucar alguém. É um tanto egoísta e arrogante.

Alex -  Joga no time de futebol americano da escola. Ele e Reeve são grandes amigos. Sua família é bastante rica, mas isso não  torna arrogante e nem mesquinho. ´

A história se passa na Ilha Jar. Todos se conhecem e a ilha fica cheia em período de férias. Tirando isso, é um lugar bastante pacato. 

Lillia e Rennie são amigas desde crianças. Lillia não morava na ilha e sempre que ia passar os verões lá, ia brincar com Rennie e Kat, que eram amigas na época. Até que Lillia e sua família mudam para a ilha de Jar de vez,  o que antes era um trio de amigas ficou uma dupla. Kat foi se afastando aos poucos, não que quisesse, mas por que Rennie manipulou diversas situações para que isso acontecesse. Aos poucos, a doce Lillia começa a perceber como sua "amiga" é de verdade.

"Percebo que ela está tentando pensar em outra mentira. Mas aparentemente não consegue pensar em nada. Ela morde o lábio."

Kat não está nem aí para os padrões da ilha. Como disse acima, ela é destemida, pouco importa se gostam dela ou não. Ela é louca para sair de lá, ir para a universidade e ter uma vida bem diferente. Ela e Rennie se odeiam, ela sempre evita estar no mesmo lugar que sua antiga amiga está e claro que quando se encontram, Rennie não perde a oportunidade de importunar Kat e claro, esta não leva desaforo para casa e revida.

"Antes de pensar no que estou fazendo, corro até eles. E, ao chegar lá, abaixo meu ombro e me choco com Rennie com toda a minha força."

Mary retornou para a Ilha Jar depois de muitos anos, ela sofreu bullying por estar acima do peso. O grande responsável por isso foi Reeve. Ela retorna a ilha totalmente transformada, mas só por fora por que por dentro continua a mesma garota insegura de antes.

"Será que ele me reconhecerá? parte de mim espera que não. Mas outra parte, aquela que deixou minha família para retornar, espera que sim."

O que vai acontecer para essas três garotas se juntarem? Tentarei ser o mais superficial possível, para não soltar spoiler.

Kat, de vez em quando, tem "ficas" com Alex. Ela trabalha na marina da cidade e o iate do tio de Alex fica lá. Os encontros aconteciam nesse iate. Na cabeça dela, eles tinham algo, pelo menos alguma atração. Até que ela vê Alex com a irmã caçula de Lillia, claro que ela fica com raiva e acaba ligando para Lillia e conta tudo.

Lillia fica com raiva, pensa que é intriga. Mas ela descobre depois que a informação é verdadeira e pior, sua até então amiga Rennie sabia de tudo. É aí que Lillia começa a ficar atenta.

Uma determinada situação coloca as três garotas frente a frente e aí que Kat tem a grande ideia: se vingar daqueles que as prejudicaram, que as feriram ou feriu alguém próximo. Claro que, elas tinham que fingir que não tinham nenhum vínculo, que não se conheciam. Isso era preciso para os planos darem certo.

"- Então está bem - digo. - Parece que está combinado. Agora temos que decidir o que faremos com Rennie, Alex e Reeve."

E cada uma monta seu plano, o dia que querem começar a vingança e de como seria. Teria que ser algo grandioso e se possível público, para todos verem e assim a vitória ter um gosto mais saboroso. Os planos começam a acontecer, tudo vai indo conforme o esperado, mas um detalhe dá errado e tudo toma uma proporção enorme...Foge do controle.

"- Fomos nós três. - E dou outra tragada. Deixo a fumaça encher meu corpo. - Só espero que não nos peguem por causa disso."

Olho por Olho é um livro bastante intenso. Não encontrei partes monótona, ao contrário, a história tem uma ótima progressão. Você quer mais a cada virada de página. Você quer descobrir as motivações de vingança de cada uma das meninas, quer conhecer suas histórias e quer saber se o plano vai dar certo.

Os personagens são todos bem construídos. Eu odiei a Rennie desde a primeira vez que ela apareceu na história. De cara você vai perceber a personalidade dela. Me lembrou bastante a Alison, de Pretty Little Liars, que se diz amiga, mas fica alfinetando e tramando pelas costas.

Kat, Mary e Lillian são bastante inteligentes. Cada uma com personalidades distintas e que no decorrer da trama, desenvolvem uma amizade bastante legal, mas tem que ser mantida em segredo.

Li em E-book, mas a diagramação para este formato estava bem feita, a fonte bem agradável e a leitura fluiu bem. É a primeira vez que leio algo das autoras e gostei bastante da escrita de ambas, de como sabem conduzir a história e assim prender o leitor.

Olho por Olho é o primeiro livro de uma trilogia, o segundo se chama Dente por Dente e o terceiro livro é Fogo contra Fogo, todos lançados pela Editora Novo Conceito. Já estou lendo Dente por Dente e posso dizer que é tão bom quanto o primeiro. 

Até a próxima!




15 comentários:

  1. Olá, adorei a sua resenha, bem detalhada e construída! Sou louca por esse livro, ele estava em promoção há quase dois anos atrás e eu acabei não comprando (que burra né), mas pretendo adquirir no ano que vem.
    A sua resenha só fez a minha vontade de ler aumentar ainda mais. Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Hello! Tudo bem?
    Tinha visto esse livro e nao sabia do que se tratava, achei a capa legal e imaginei que teria umas intrigas por causa do titulo hehe.
    Eu nao ia ler, pq me falaram que era uma trilogia e que nao tinha previsao pra lançar o terceiro.
    Mas agora ja vi que a editora finalmente vai lançar e vou ler tb. Acho que vou gostar tanto quanto você.
    Otima dica de leitura.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Já li o (até agora) dueto da Jenny Han e não conhecia este livro. Costumo me interessar por histórias de gente que busca justiça ou de vingadores que quebram a cara. Vou anotar pra conferir depois. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Li esse livro ano passado, depois de muito adiar a leitura, e a narrativa é tão fluída que li em um dia, eu não conseguia largar o livro. Achei uma vibe meio Gossip Girl misturado com Pretty Little Liars, e eu amei! Ainda não li a continuação, mas já que a Novo Conceito irá lançar o terceiro e último livro da série, irei reler Olho por olho e ler Dente por dente *----*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    Já tinha ouvido falar desse livro mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Eu fiquei super curiosa para saber mais afundo sobre essa história, sua resenha ficou muito boa. A única coisa que me desanima um pouco é que é trilogia, e atualmente estou fugindo disso haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu sempre tive curiosidade com esse livro, e como você estou atrasando a leitura, espero que como você também goste muito do livro quando finalmente tirar a poeira de cima dele

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Estou bem curiosa para saber porque as personagens resolvem se vingar e contra quem!
    A premissa é bem interessante e estou intrigada para conhecer um pouco mais sobre cada personagem que compõe a trama.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nossa achei bem vibe Gossip Girl e confesso que para este momento não estou muito afim não. A premissa junto com a sua resenha é bem interessante, então quem sabe no futuro!?
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu só não comecei a ler essa trilogia, porque não tinha o terceiro. COmo ele será logo publicado pela editora, vou começar a leitura.
    Eu estou curiosa com essa história, e acredito que vou gostar muito.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Ficou sabendo que no início de 2017 Fogo contra Fogo será lançado? Por mim, nem precisava. Ganhei esse e o Dente por Dente de aniversário e foram duas das piores leituras que fiz em toda a minha vida. Livro modorrento, com personagens fúteis e irritantes. Chato demais.

    ResponderExcluir
  11. Confesso que este livro não faz muito parte do meu estilo literário, mas gostei de saber que ele segue um ritmo intenso e tem personagens com bastantes características. Não sei é se teria cabeça de ler em E-book assim como você, mas quem sabe. Em 2017 ele poderá até ter um espaço'

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sempre que vejo esse livro lembro de Gossip Girl. Desde o lançamento tenho uma curiosidade em conferir essa história e agora que finalmente a editora irá lançar o terceiro livro, me animei para ler.. gosto de livros assim, com intrigas e mistérios.. espero ler no próximo ano!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    É engraçado como a leitura é algo tão pessoal né?
    Minha amiga odiou esse livro e vc vem dizendo que amou! Fiquei balançada.
    Espero que a próxima leitura seja ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Suzana!
    Estou com esse livro parado na minha estante desde o lançamento, e como ele é uma pequena "tora", acabo passando outros na frente. Mas pela sua resenha vejo que estou fazendo uma grande besteira, né? Fiquei super curiosa e vou tentar encaixar nas minhas próximas leituras.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Quando o livro foi lançado, quem leu para o blog foi uma das colunistas que ficou mais do que empolgada para o segundo livro - e me deixando empolgada junto.
    MAS... Essa coisa de o terceiro demorar tanto para sair me desanimou um pouco (ele só vai ser lançado por aqui no ano que vem) e como eu sou meio ansiosa e quero terminar os livros/séries logo fui deixando esse de lado - sem falar na história de que a lista de leituras não tem fim e nem uma ordem, já que alguns livros vão furando a fila...rs
    Espero ainda dar uma chance para a trilogia, mas não está entre as minhas prioridades não...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.