1 de jun de 2017

Resenha: O Lago Negro - Juliana Daglio



Olá leitores! Um livro que me deixou com uma bela ressaca literária. Uma história que não saia da minha cabeça. Um livro viciante, que prende o leitor do início ao fim...Senta em um lugar confortável, pega uma xícara de café e vem comigo conhecer O Lago Negro, de Juliana Daglio.

Verônica é uma jovem que passou por um grande trauma e isso a abalou demais, a ponto de fazer tratamento psicológico e ter que tomar pílulas para controlar seus "demônios internos". Verônica passa no vestibular para jornalismo, na UFI, que fica em Lagoana. Ela se muda para o bairro universitário, junto com seu namorado Enzo, que também passou em Letras para a mesma universidade.

"Ambas, loucura e sanidade, são fatores que nos fogem do controle, por isso precisam de representações."




Ao chegar em Lagoana, o casal se depara com uma cidade bem estranha. Ela fica imersa em névoas, o clima é úmido e frio, o céu é cinza. Os moradores? São todos estranhos, desconfiados e odeiam os forasteiros que aparecem por lá, ou seja, todos os que estudam ou trabalham na universidade...Verônica precisava terminar seu livro, uma história que está em sua cabeça há muitos anos e Lagoana tem o clima perfeito para a história. 

"...Nunca imaginei que no Brasil houvesse um lugar como aquele: enevoado, úmido e deserto, como se fosse um cenário desses filmes de terror antigo."

Chegando ao condomínio em que ficava os apartamentos para os universitários, Verônica e Enzo conhecem Carol, uma jovem bem extrovertida e que se tornará a melhor amiga de Verônica, podemos dizer que, Carol será a primeira amiga de verdade de Vê. 

Vê acha estranho os habitantes da cidade serem tão hostis com os estudantes e decide ir à cidade, tentar conhecer mais sobre eles. Quem sabe conseguiria algum avanço com aquelas pessoas. É durante esse percurso, que ela tem seus primeiros momentos de inspiração e assim a história de seu livro começa a ganhar vida.

"Olhei para os lados vendo que a atenção de todas as pessoas ali se voltaram para mim. Logo, não havia tempo para desistir."

Nesse mesmo dia, Verônica decide conhecer mais da cidade e acaba encontrando uma antiga mansão, com um estilo gótico, um ar sombrio. Pelo aspecto, parecia estar abandonada. Ela dá a volta em torno da casa em direção aos fundos e o que ela vê a deixa paralisada...Ali, em meio a névoa estava ele...O Lago Negro.

"O lago...Ele era negro, como em meus sonhos. Vasto, parecendo interminável. Suas águas escuras e opacas não refletiam nada além da noite constante dentro de si."

A casa em questão não estava vazia, lá era o lar da família Caprini. Vincente Caprini e sua esposa Katarina a convidam para entrar. Eles são estranhos, em uma situação normal não aceitaria, mas por ter sido pega invadindo a propriedade, resolveu aceitar. Ela conhece a filha deles, Lizandra, uma linda bebê. Apresentações feitas e explicações dada, o casal pergunta para Verônica se ela gostaria de trabalhar como babá de Lizandra. Ela aceita. 

"A neblina era mais espessa ali, onde a água passeava pelo ar juntando-se ao manto esverdeado que se arrastava em direção ao vale, depois desaguando no rio."

Bom leitores, paro por aqui. Não quero falar demais e deixar algo escapar. O Lago Negro é um livro com tantas informações que para escrever essa resenha, tive que ter bastante cuidado para não soltar spoilers.

O Lago Negro é um livro com uma história incrível! O tempo todo o suspense e o mistério rondam o enredo, você quer saber o que está acontecendo. Quer saber o porquê de tantos segredos, descobrir o que há por trás do passado de Verônica a ponto dela ficar tão desnorteada no presente. A ponto dela mesma se considerar louca, você consegue sentir sua aflição e dor, quer ajuda-la a descobrir os motivos das alucinações e tentar encaixar o quebra-cabeças que começa a surgir.

Os personagens são muito bem construídos e não há personagens óbvios. O aspecto psicológico deles é bem forte, assim como suas personalidades. Verônica teve um passado difícil e isso afetou seu modo de olhar a vida. O trauma que teve ainda garota a marcou demais e alucinações que tinha, deixava tudo ainda pior. Mudar-se para Lagoana deveria ser um novo recomeço, uma salvação, mas foi o contrário. 

Ao chegar na cidade, parece que sua mente teve um start e todos os monstros de seu passado voltam...Mas agora era tudo real. Por que os habitantes odiavam tantos os forasteiros? O que eles temiam? E a família Caprini, qual o interesse deles em Verônica? 

É a primeira vez que leio algo de Juliana Daglio e fiquei encantada com sua escrita. Gente, ela prende o leitor do início ao fim, ela te prende nessa trama de mistérios e você não consegue se soltar. É uma escrita inteligente, fluida, envolvente e magnífica! Sempre me recomendavam seus livros e falavam que eu ia gostar da leitura. Não gostei, eu amei! Um livro bem escrito, com um enredo incrível e personagens marcantes. O Lago Negro é o primeiro livro de uma triloga, os outros volumes são Submersão e Profundezas Sombrias, todos já publicados (graças a Deus!!). Li o livro em E-book, está com uma ótima diagramação para o formato, mas também está disponível em formato físico e você pode comprar todos os exemplares no site da editora, aqui.

Verônica terá que enfrentar seus pesadelos, terá que lutar para descobrir os segredos que rondam seu passado. Terá que aprender a confiar em pessoas que ate então seriam consideradas suspeitas. Terá que lidar com a dor de perder pessoas que são importantes em sua vida.

Mistério, suspense, ação, drama. Tudo isso e muito mais você irá encontrar em O Lago Negro.

Até a próxima!

33 comentários:

  1. A principio, a capa e a sinopse não me atraíram muito, mas a sua resenha me deixou curioso. Sempre tenho um lugar na minha lista para livros com personagens marcantes, é o que mais gosto numa leitura. Dica anotada :D

    ResponderExcluir
  2. Oiii Suzana tudo bem querida?
    Eu tenho tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, fiquei extremamente de encontrar a resenha desse livro aqui em seu blog, sigo a autora nas redes sociais e admiro muito seu trabalho, ótima resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Eu não conhecia o livro, mas me despertou muito interesse. Não pela capa, mas pela sua resenha. Parece um excelente livro, ainda mais para deixar com aquela famosa ressaca rs.

    Não conhecia seu blog e adorei. Já estou seguindo <3
    Beijos,
    * Sorteio Top Comentarista de Junho no PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
  4. Suuuuuuuuuu! Advinha quem ganhou o dia? EUUU
    Você fez uma resenha linda que disparou meu coração e me deixou com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido! Uhuuuuuul! :D

    Mas tenho uma notícia: haverá o quarto livro HAHAHAHHA. Espero que seja uma notícia bouaaa! <3
    Obrigada por ter lido e resenhado com tanto carinho. Muito muito feliiiz <3

    ResponderExcluir
  5. Oieee! Tudo bem?

    De primeira impressão esse com certeza não seria um livro que eu leria, mas ao ler sua resenha ele já conquistou um lugar na lista! Sua resenha está maravilhosa, e as quotes bem escolhidas, me despertou um interesse em realmente ler esse livro!!! <3

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Já li o livro e só posso concordar com o que vc disse sobre a escrita da autora. Eu gostei bastante dos personagens e do início do livro, mas o final me decepcionou um pouco (mais especificamente como o suspense vai se desenrolando e culmina no que aconteceu - não sei, eu já esperava que fosse daquele jeito, mas pensei que a autora trabalharia de outro jeito).
    Leia Uma canção para a libélula :) é muito bom.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oiiie!

    A capa é lindaa!! E sua resenha me deixou bem curiosa. Já vou conferir!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Só de saber que a trilogia já foi publicada, fico animada para ler.
    Não gosto de ficar esperando a publicação de um livro e outro, e sabendo que já tem todos, posso ler em sequencia.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Adoro fantasia.
    Que capa bonita e ótimo saber que já tem todos publicados.
    Resenha sincera do jeito que gosto. Fica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Gente, preciso acelerar as minhas séries de fantasia pendentes para poder começar tantas boas indicações. Assim que você falou que a série já está completa e fez estes comentários sobre a boa impressão causada pelo primeiro livro, me deixou animada. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  11. Eu amo a escrita da Juliana porque ela consegue desenvolver os personagens dela de uma forma maravilhosa. Eu ainda não li O Lago Negro, mas comprei ele em Ebook para ler em breve.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Me parece uma ótima pedida para quem curte esse mistério constante que parece rondar o livro! Se os personagens são bem construídos e pouco óbvios e tem um romance no meio da história, fiquei ainda mais curiosa. Vou saber um pouco mais sobre o livro para ver se entra em minha lista de leitura, pois adoro livros que, de tanta curiosidade, não consigo largar um minuto.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A capa do livro é linda... só vejo elogios para a obra, mas atualmente eu ando cansada desse tipo de enredo. Fico feliz que vc tenha gostado e desejo sucesso a autora :)

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  14. Oiee
    Já tinha visto a capa mas não sabia da história em si. Nossa, fiquei super instigada, sua resenha me deixou super animada com a leitura.
    Dica anotada!!!
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já estava com vontade de conhecer essa história por causa da capa, foi amor a primeira vista!
    Mas agora que já sei o que esperar, acredito que será uma ótima experiência. Adoro aquela narrativa que prende o leitor em seu mistério.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conheço a escrita da Ju, mas estou ansiosa por isso. Tenho "Uma Canção para Libélula" 1 e 2, mas cadê o tempo rs. Que bom que gostou do livro, sua resenha só fez aumentar minha curiosidade sobre as obras da autora.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Primeiramente quero elogiar essa capa, muito bonita e bem trabalhada, nos faz querer conhecer a obra. Sem falar na premissa de deixar o leitor ainda mais curioso, por conta de todo o mistério em torno da personagem ou dos personagens. Gosto delivro assim.
    Anotado a dica
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Já tem um tempo que quero ler esse livro, sua resenha me deixou muito curiosa. Realmente vejo pessoas falando que é complicado fazer a resenha desse livro, pelo fato dele conter muitas informações que se soltas vão estragar a leitura dos outros. A premissa é muito interessante, o que mais me instiga em ler esse livro é saber mais sobre essa família e os mistérios que a cerca. Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Su!
    Não conhecia a obra ainda, mas adorei essa atmosfera misteriosa que você nos apresentou... fiquei muito curiosa! Estou me deliciando cada vez mais com nossos autores nacionais, eles estão me surpreendendo!
    Dica mais que anotada! bjuuu

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A Jubs é uma pessoa incrível e eu amo de paixão avassaladora seus livros! Já sou fã desde a primeira leitura de Uma Canção Para a Libélula. Ela gosta de buscar personagens que tenham conflitos internos. Li O Lago Negro em 4 dias (só não fui mais rápida pq trabalho, né) e já estou louca para começar Submersão e saber mais do passado da Verônica e da sua personagem/alter-ego Liriel! ;)

    ResponderExcluir
  21. Oi Susana, Tudo bem?
    Quando você começou a falar da ressaca literária, já pensei, não posso ler, senão nunca sairei novamente dela. O enredo parece muito envolvente e o cheio de detalhes mesmo.
    Adorei sua resenha, talvez irei começar a ler quando comprar todos os livros da série, já que não poderei ficar tão curiosa com os mistérios a volta.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Suzana!
    Eu já vi algumas pessoas elogiando o livro e comentado o quanto é bom, mas ainda não li e nem havia parado para saber mais sobre ele. Achei muito curiosa a premissa porque é algo bem diferente do que vemos no gênero; não sabia que o livro se passava em uma universidade, gosto de histórias nessa ambientação. Anotei a dica para futuras leituras.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  23. Oie amore,

    Adorooo essa capa...e pelo que conheço da Ju... fico bem curiosa pra ler.
    Vendos sua resenha fiquei ainda mais curiosa pela leitura.
    Gostei de sua resenha, fiquei ainda com mais vontade de ler ^.^

    Beijoka!!

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?

    Confesso que não é muito o meu estilo de leitura, eu até encaro, mas não me farei de rogada, eu meio que fujo. hahahaha.
    Porém, da forma com que você apresentou o livro, confesso que deu até uma vontadezinha de ler, quem sabe futuramente, né?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Não conhecia muito desse livro, mesmo já tendo visto algumas resenhas por aí. Não imaginava que ele tinha essa pegada de mistério e isso me intrigou bastante, me pareceu meio sobrenatural.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem?
    Morro de curiosidade para ler esse livro, principalmente por causa dessa pegada de mistério que ele tem. Já li muitos elogios à Juliana Daglio, mas ainda não tive oportunidade de ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Esses livros que acabam com agente, são os melhores. A história do livro é diferente, ao menos, eu achei, parece realmente uma leitura bacana, não conheço a autora e acho que seria uma ótima maneira de conhecer a escrita.

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Já li algumas resenhas sobre esse livro e apesar dele ter uma capa me encanta bastante, nunca senti o interesse em conhecer melhor essa obra, é uma pena porque até hoje nunca li nada negativo sobre. Quem sabe eu não mude de ideia né.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá tudo bem?
    Adoro livros com suspense e mistério e esse com certeza me chamou atenção. O enredo do livro é diferente e gosto de histórias que nos prendem. Realmente parece ser uma ótima leitura, pois até hoje só vi boas críticas. Vou deixar a dica anotada.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  30. Oi Suzana,
    Apesar de ter ficado um pouco confuso a respeito da sinopse do livro, mas a sua paixão por ele me cativou. Anotei a dica.
    Beijos,
    André || Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  31. Oi Su, sua linda, tudo bem?
    Essa autora causa esse impacto em todos os seus livros, eu fico impressionada. Pois não foi só você, toda resenha que eu leio sobre um livro dela, a impressão dos leitores é a mesma. E o que mais chama a minha atenção é o vertente psicológico que todos os livros possuem, eu sou fascinada por livros assim. Agora fala sério, uma cidade sinistra, uma mansão como essa no meio do caminho, que mais parece assombrada, com um lago negro??? É claro que eu fugiria dos donos!!!! Nunca que eu iria aceitar esse emprego!!!! Risos... Fiquei louca para ler o livro. Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  32. A Arwen tem umas capas maravilhosas, não? Não me interessei pelo livro logo de cara, mas já ouvi falarem muito bem dessa autora, um dia vou dar uma chance.

    ResponderExcluir
  33. Oie
    já ouvi falar bastante da autora, mas ainda não tive uma oportunidade para ler os livros dela, porém, espero poder em breve

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.