Título: Paixão e Crime
Autor: João Paulo Balbino
Editora: Luva Editora
Gênero: Policial/Conto
Páginas: 110
Ano: 2017
*Cedido em parceria com a editora*
Paixão e Crime. Duas palavras distintas, porém tão próximas. Não seria surpresa se você conhecesse ao menos uma história envolvendo ambas. Mas qual o elo entre elas? E quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Sara – renomada psicóloga – ao manter um caso às escondidas com o namorado de sua paciente, jamais imaginaria que ele seria misteriosamente assassinado, o que a coloca em um dilema: contar o segredo e destruir sua carreira de ompusucesso, ou ficar em silêncio e despontar como a principal suspeita? Já Helena, serial killer que ganha a vida se prostituindo, descobre que sua última vítima mortal parece estar viva. Mas como?
Protagonistas de um dos trabalhos mais elogiados do escritor João Paulo Balbino, essas são duas das quatro personagens cujas histórias se interligam de forma surpreendente no decorrer de Paixão e Crime, desafiando a capacidade investigativa do leitor. Após sucesso na Amazon com o título Relatos de Paixões & Crimes, a obra recebe agora uma versão impressa, reeditada e ampliada.
 Olá leitores! Existem vários tipos de Hobbies espalhados pelo mundo, alguns comuns, outros nem tanto. Nosso contador de histórias conhece, através de seu sogro, um hobby bem peculiar, guardar e escutar depoimentos de crimes. Sim, não leram errado. Estranho né.

Enquanto escutava, ele resolveu redigir alguns depoimentos no seu notebook e são esses depoimentos que iremos conhecer no livro. Serão quatro depoimentos.

Dilema de Morte conta a história de Sara, uma psicóloga que se vê envolvida com os problemas de uma determinada paciente, Carmen. Tudo começa quando Carmen leva seu namorado em uma sessão. O que acontece depois desse encontro vai deixar a vida de Sara bem bagunçada.

"Sei que meu maior erro foi não agir conforme o juramento que fiz ao receber meu diploma de Psicologia."

Misterioso Homem em Minhas Fotos vai nos contar a história da  Anita, uma mulher de 31 anos e solteira. Ela está começando um relacionamento com Jonas, mas depois de algumas situações que ocorreram em seu passado, ela decide contratar o detetive particular  Ricardo Valadares, para descobrir mais informações sobre o rapaz. Durante a investigação, Anita descobre mais coisas do que queria e o desfecho da história é bem surpreendente.

"Fui novamente colocada no chão. Ouvi, por fim, a fechadura sendo trancada. Ele estava me levando opara fora da minha casa."
Helena F. - Prostituta e Serial Killer conta a história de Helena, uma prostituta que acabou tornando-se serial killer, por puro prazer. Ela vai nos contar como foi iniciada nesse mundo de assassinatos e conta, com muito orgulho, a forma como mata suas vítimas e também como nunca é pega? Mas, será que ela nunca vai pagar por seus crimes? Só lendo para saber.

"Meu processo de seleção para futuras mortes era demorado. procurava criar intimidade...Ás vezes levava uma semana para aparecer algum, às vezes demorava meses."

Proposta Indecente fala sobre crimes passionais, onde a principal motivação é o amor...Ou a ilusão do mesmo. Miguel trabalho com turismo na cidade e Guarapari, no Espírito Santo. Até que conhece Glória, uma mulher sofisticada, que adora luxo e é casada com um home bastante influente. Miguel se deixa levar pelos encantos de Glória. Mal ele sabia que ele estava entrando em um caminho sem volta e que o amor pode ser uma uma perigosa ilusão.

"Por fim, entrei novamente em um ônibus qualquer sem saber o destino. Iniciava uma viagem sem rumo e sem volta. Adotando uma vida de fuga..."

O final do livro é bem interessante, sem querer, nosso narrador descobre algo em comum nesses depoimentos e assim como seu sogro, começa a ter mais interesse nesse hobby tão estranho.

João Paulo Balbino tem uma escrita bem dinâmica e objetiva. Conseguiu construir uma história diferenciada, que prende o leitor desde a primeira página. Você fica curioso para saber como cada depoimento vai terminar e fica surpreso ao saber o que acontece no final da história. Me senti assistindo os documentários policiais do canal Discovery ID, tamanha a objetividade que o autor aplicou em sua obra. 

Para fãs de livros policiais, Paixão e Crime será uma leitura bem interessante, com um enredo diferenciado e com um final intrigante.

Até a próxima!



31 Comentários

  1. Tenho lido todas as resenhas referentes a crime e paixao e ja o adquiri,ainda não li,mas pelo que leio nas resenhas,tem ser muito bom.Adorei a resenha e estão de parabens Entre Livros e Pergaminhos,o autor Joao Paulo Balbino e a Luva Editora

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu também li esse livro recentemente :) . E realmente dá aquela curiosidade para saber o que vai acontecer em cada história, né? Acho que não tenho um caso preferido, todos foram interessantes. Ótima resenha!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu achei a proposta do livro bem interessante e até fiquei curiosa com a leitura, parece ser um livro que nos deixa curiosos até o final de cada história e depois para saber qual será a próxima.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Suzana.
    Me interessei bastante pelos contos de Anita e Helena, fiquei curiosa para saber a respeito do desfecho dessas histórias.
    Adorei conhecer mais a respeito do livro, a dica já está anotada!

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gostei muito de conhecer essa livro, sabe que quase virei uma dessas pessoas que colecionam relatos, deve ser uma curiosidade mórbida que tenho, me interessei por todas histórias.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua resenha, e fico feliz de ter conhecido a obra através do seu blog!
    Dica anotada, um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal a trama. Eu dificilmente leio contos, mas esse parece ser bem interessante. Fiquei curiosa, acho que é a primeira vez que vejo uma mulher serial killer nesses livros... rs... ou eu tooo muito desatualizada mesmo nesse gênero.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Heiii, tudo bem?
    Intenressante premissa, ainda nao conhecia e amo policiais.
    A capa é legal e a historia pelo jeito é dessas que prendem a gente.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Olá! A proposta é bem interessante. No momento, minha pilha está gigante. Vou ficar atenta para quando surgir uma oportunidade! Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Não me interesso muito por esse tipo de livro. Mas sua análise foi ótima! <3

    ResponderExcluir
  11. Bem interessante! Fiquei muito interessada! Principalmente por Sara ser uma psicóloga. rsrs Amei! Vou procurar! Beijooo!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  12. Primeira coisa: Adorei que trouxe a resenha de um livro nacional! Obrigada! Adoro receber essas indicações de autores que são da terrinha!
    O livro realmente me parece fascinante e tenho ouvido alguns comentários positivos sobre a obra! Dica mais que anotada!
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá ♥
    Não conhecia a obra, mas fiquei bem impressionada com a premissa. Que hobby mais diferente esse em? Creio que seria uma ótima pedida para mim no momento. A premissa realmente me interessou e fiquei vidrada em sua resenha. Parabéns pela resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ola Suzana lindona não conhecia o livro, achei interessante achar um fator em comum entre os depoimentos, fiquei curiosa para descobrir qual. Gostei da capa do livro. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Fiquei bastante curiosa para conhecer a obra. A maneira como foi construída e o fato de as histórias se ligarem no final, me chamaram muito a atenção.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adoro livros sobre crimes. E contos são tão legais, pq a história não se arrasta.
    Esse da prostituta serial killer deve ser muito bom.
    Dica anotada!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu amei a ideia do livro, principalmente de interligar os crimes. Aliás, fiquei bem curiosa em saber que ligação é essa. Mesmo não conhecendo o autor ou a editora, certo que vou adquirir essa obra!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa que Hobbie mais inusitado, mas acho que assim a história se tornou algo diferente haha Não sou mega fã de romances policiais, porque confesso que a trama não me prende, mas acho que esse por ser bem diferentão eu dê uma chance. Dica anotada!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa aqui para saber o que essas histórias aparentemente tão diferentes têm em comum. Mas não sei, acho que pegaria birra logo no começo por causa dessa história da psicóloga se envolver com o namorado da paciente, provavelmente me incomodaria demais. Fora que não sou muito fã de enredos com serial killers... Rs... Mas talvez eu leia mesmo assim.

    ResponderExcluir
  20. Oi Suh, tudo bem amore!
    Caramba fiquei bem curiosa com este enredo ein... na verdade cada história que foi contada me deixou ansiosa para saber mais... adoro um romance policial e investigativo... e o melhor de tudo foi saber que eles podem ter uma ligação...gosto deste tipo de trama na leitura e adoro fazer especulações .. assim que eu puder e tiver a oportunidade vou querer com toda a certeza... Xero!

    ResponderExcluir
  21. Taí, gostei do livro! Sou fã de literatura policial e achei o hobby bem inusitado mesmo! Mas especialmente gostei das histórias (em especial a prostituta serial killer, pq será??), e estou curiosa para saber como se desenvolvem. Parabéns ao autor por publicar um livro bacana!

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Faz muito tempo que não leio um livro que prendesse também assim. Que hobby mais esquisito hahaha.
    Gostei bastante de conhecer a obra por sua resenha! Espero ler um dia desses.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Suzana adoro livros policiais, é um dos meus estilos preferidos. Quando romanceado então, já me ganha logo.
    Como você gostou e logo a trama te prendeu já anotei a dica para uma leitura futura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bem? Romances policiais são sempre uma excelente opção de leitura. Eles costumam nos envolver desde o início e não conseguimos deixar o livro enquanto a história não termina. Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito da indicação. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Minha amiga leu esse livro e teve impressões parecidas com as suas. pelo que estou vendo esse final está surpreendendo a todos, o que é bem bacana.
    Estou bem curiosa, confesso, para saber o que se passa nessas últimas páginas e seria capaz de comprar o exemplar só pra ler o final rs.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Parece um bom livro, gosto de livros curtos e com suspense bem construído, que prende o leitor, o que parece ser o caso. Obs.: também achei o hobby dele bem diferente, os depoimentos parecem bem diferente, fiquei curiosa para saber qual a ligação entre eles.

    ResponderExcluir
  27. Oi Sul,
    Um meio que virei uma viciada em policial kkkkkkk fiquei bem curiosa com relação a obra, gostei da premissa pretendo me aventurar em breve e descobrir qual a ligação entre os personagens.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Curioso é o mínimo do que pode ser dito sobre esse hobby.
    Não conhecia a obra, e confesso não ser fã de contos, mas fiquei curiosa em relação a essa história.
    Achei bem intrigante as premissas dos contos e espero lê-los em breve.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    que premissa diferente, não conhecia esse livro e fiquei bem interessada!
    Gosto de livros assim, regados de mistérios rs' já vou colocar aqui, quem sabe não consiga ler esse ano!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/2016

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante e esses depoimentos mais ainda, com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  31. Oie
    Suh você sabe o quanto eu adoro esse tipo de livro né?
    Não conhecia a história, mas com certeza, me chamou a atenção.
    Dica mais do que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário é muito importante!

Todos os posts são escritos com bastante carinho para todos os leitores.

Sempre que der, vou responder seus comentários.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Siga o blog no GFC, Curta nossa Fanpage. Siga no Instagram.